Por mais que os nutricionistas formulem cardápios personalizados com as necessidades de cada pessoa, incluindo alimentos saudáveis e com a indicação de comer a cada três horas, muita gente ainda ignora esses conselhos fazendo dietas malucas com longos períodos de jejum.
E o que acontece? Além de causar fraqueza, o jejum prejudica o emagrecimento e pode até causar o efeito contrário no corpo, fazendo a pessoa engordar em vez de perder peso.
Segundo uma pesquisa realizada por especialistas do Albert Einsten College of Medicine, nos Estados Unidos, quando passamos muita fome, um aviso de que o corpo não está recebendo alimento chega ao cérebro e os neurônios responsáveis pelo apetite começam um processo de “canibalismo”, comendo uns aos outros.
Esse processo faz com que o organismo comece a produzir mais ácidos graxos, que aumentam os níveis da proteína agouti (AgRP) que, por sua vez, faz o apetite aumentar. Com isso, acabamos exagerando na próxima refeição, mostrando que de nada adianta ficar horas e horas sem se alimentar.
A pesquisa foi realizada com testes em ratos, bloqueando no cérebro desses animais o processo de canibalismo causado pelo jejum prolongado. Assim, os níveis de AgRP não aumentaram e os ratos se alimentaram em menor quantidade após o período de jejum. Os especialistas garantem que o mesmo pode acontecer no organismo humano.
Fonte: Toda Ela
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário