Eles são unanimidade na mesa de quem quer maneirar no açúcar. Por causa dos mitos que rondam seu consumo, SAÚDE elucida as dúvidas mais recorrentes
Quando bate o desejo de levar uma vida mais equilibrada, a maioria das pessoas não demora a trocar o açúcar de mesa pelo adoçante. Aliás, do nicho de alimentos considerados saudáveis, ele é o que mais faz sucesso entre os brasileiros. Segundo levantamento da empresa de pesquisas Kantar WorldPanel, os edulcorantes — como também são conhecidos — marcam presença em 30,8% dos lares, seguidos por bebidas de soja (18%) e iogurtes funcionais (15%).
De olho nessa grande aceitação, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) desenvolveu uma cartilha chamada Adoçantes — Tire Suas Dúvidas. Lançado em setembro, durante o XV Congresso Brasileiro de Nutrologia, em São Paulo, o material esclarece diversos questionamentos que o produto ainda gera, como seu papel no ganho de peso e até no surgimento de tumores. Para que as suspeitas não azedem sua relação com o substituto do açúcar, também abordamos algumas das dúvidas mais relevantes.
Para quem é recomendado
O adoçante artificial surgiu no início do século passado tendo como público-alvo a turma que tem diabete. é que os portadores dessa doença não produzem insulina, ou pelo menos resistem à ação desse hormônio, e, daí, o açúcar não adentra as células — fica boiando na circulação. “mas, aos poucos, o mercado se expandiu para atender também aqueles que desejam cuidar da forma física”, conta a bioquímica aureluce demonte, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade estadual de São Paulo. no caso dos alimentos industrializados, é preciso bastante atenção. “ao serem processados, muitos produtos perdem o açúcar e, no lugar, ganham mais gordura”, diz a bioquímica. Portanto, não confunda: o produto diet, que leva um adoçante em substituição ao açúcar natural, é indicado apenas para quem é diabético e não arrisca ficar com a glicose nas alturas. Já no produto light há uma diminuição de açúcar ou de gordura e, por isso, seu uso é aconselhado para o pessoal que segue uma dieta restritiva pelo bem da cintura fina.
As contraindicações
Alguns tipos de adoçante não são bem-vindos a grupos específicos. Um exemplo é o aspartame, que nunca deve ser consumido por quem tem uma doença genética chamada fenilcetonúria. “isso porque ele tem fenilalanina, um aminoácido que os portadores desse problema não conseguem metabolizar”, explica a nutricionista Juliana da Cunha, professora da Universidade Federal de Goiás. outros adoçantes, como a sacarina e o ciclamato, também devem ser vistos com cautela, sobretudo por hipertensos. isso porque a dupla carrega sódio na fórmula. Quando esse mineral se acumula no sangue, a pressão sobre as artérias sobe que nem foguete, aumentando o risco de complicações cardiovasculares. “as gestantes e crianças também precisam de orientação especial antes de usar qualquer tipo de edulcorante”, lembra a nutricionista nairana borim, do Hospital alemão oswaldo Cruz, em São Paulo.
Artificiais versus naturais
Adiferença entre as duas versões está, basicamente, na forma de obtenção. enquanto os adoçantes naturais são provenientes de plantas, os artificiais são produzidos quimicamente, dentro do laboratório. no quesito saúde, não se deixe enganar: nenhum deles é considerado mais benéfico. “ambos passam pelos mesmos critérios de análise antes de serem liberados para a população. Portanto, dá para dizer que todos são igualmente seguros”, afirma a nutricionista adriana alvarenga, representante da abiad, na capital paulista.
Engorda?
“Não. o ganho de peso é resultado de um descompasso entre a ingestão e o gasto de calorias”, sentencia aureluce demonte. ou seja: por si só, o consumo do adoçante não é capaz de fazer o ponteiro da balança disparar. ele até ajuda a desinflar os pneus, porque tende a reduzir o valor calórico dos alimentos. mas o bom senso é sempre bem-vindo. “de nada adianta usar o adoçante e comer em dobro”, diz veridiana de rosso, engenheira de alimentos e professora da Universidade Federal de São Paulo.
Vontade de atacar a geladeira
Algumas evidências apontam que o adoçante não é tão eficaz quanto o açúcar na hora de liberar estímulos relacionados à saciedade. assim, ao ingeri-lo, a tendência seria multiplicar as porções dos alimentos ou sentir uma vontade maluca de abocanhar doces. “o fato é que a composição total da dieta também interfere nessa resposta do organismo”, ressalta Juliana da Cunha. logo, é cedo para culpar os edulcorantes pelos surtos de gula. “muitas vezes, a pessoa come em maior quantidade por achar que pode compensar, e não por causa do adoçante em si”, pondera nairana borim.
Causa câncer?
Essa dúvida começou a amedrontar meio mundo quando foi divulgado um estudo associando o uso de sacarina a uma maior incidência de tumor de bexiga em cobaias. “isso, no entanto, nunca foi comprovado em seres humanos”, avisa aureluce demonte. Quem também se posiciona é adriana alvarenga: “além de serem feitas com animais, essas pesquisas normalmente utilizam uma dose enorme de adoçante, muito difícil de atingir no dia a dia”. as especialistas ainda frisam que o câncer é uma doença multifatorial — isto é, a combinação entre herança genética e exposição a agentes cancerígenos, por exemplo, tem influência no quadro. moral da história: não faz sentido, até o momento, culpar os emuladores do açúcar pelo desenvolvimento de um tumor.
O melhor adoçante
Como ficou claro, todos são livres de risco. então, ao julgar qual é mais vantajoso, geralmente são avaliadas características como sabor e versatilidade. nesses pontos, a sucralose parece ganhar. afinal, seu gosto é bem semelhante ao do açúcar, não deixa sabor residual, a solubilidade em água é alta, pode ir ao forno e é isenta de calorias. o ciclamato e a sacarina, por outro lado, fazem as pessoas de paladar mais sensível torcerem o nariz. Já o problema do aspartame é que não cai bem em receitas quentes: “em altas temperaturas, ele perde o poder de adoçar”, informa veridiana de rosso. essas e outras curiosidades sobre os adoçantes mais consumidos estão no quadro à direita.
Os principais tipos
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Drogaria São Bento inaugura filial em Maracaju
Considerada uma das maiores redes de drogarias do Centro-Oeste a Drogaria São Bento, inaugurou hoje (22) sua primeira filial na cidade de Maracaju. A nova unidade, localizada na Rua 11 de Junho, 490 conta com uma linha completa de medicamentos, perfumaria e dermocosméticos, é moderna, climatizada, com estacionamento próprio e atende diariamente das 7 às 22 horas (inclusive sábados, domingos e feriados).
Na festa de inauguração foi oferecido aos clientes: pipoca, cama-elástica, degustação de diversos produtos, estoure e ganhe nas compras acima de vinte reais, distribuição de brindes, grandes ofertas em um tablóide especial e todos os medicamentos de 25% a 70% de desconto.
A Drogaria São Bento se orgulha em estar em Maracaju encantando as pessoas, promovendo saúde, beleza, conveniência e bem-estar através da excelência no atendimento ao cliente reafirmando o nosso compromisso de garantia de todos os medicamentos e os melhores preços.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Largue o sedentarismo e se proteja de 9 doenças
Veja por que os exercícios contribuem para um coração forte e emoções equilibradas
Pouco tempo, preguiça, vergonha de encarar a academia ou falta de dinheiro são motivos comuns para correr dos exercícios. Mas nenhum deles ganha - ou deveria ganhar! - da lista de benefícios que você usufrui quando começa um treino regular. "O sedentarismo favorece uma série de doenças, além de agravar muitos problemas de saúde. Combatê-lo é uma forma de viver mais e melhor", afirma o endocrinologista Paulo Rosenbaum, do Hospital Albert Einstein. Diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até problemas emocionais são controlados com um treino bem elaborado.
Não à toa, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado uma doença e seus males podem ser comparados aos do tabagismo. Assim, no Dia do Atleta, o Minha Vida contou com um time de especialistas para montar uma lista de inimigos que você deixa para trás quando começa a mexer o corpo - nem precisa correr muito, basta manter o pique moderado e frequente e nenhuma deles vai conseguir te alcançar.
Ansiedade
Tensão constante, preocupação, medo e até falta de controle sobre as próprias ações são alguns dos sintomas dos transtornos de ansiedade. Todas essas condições são intensificadas pelo sedentarismo, pois há inibição da produção de endorfinas, neurotransmissores que proporcionam uma sensação relaxante e de bem-estar, explica o médico do esporte Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho. Assim, quem pratica exercícios consegue lidar melhor com a ansiedade e até tem uma noite de sono mais tranquila e ganhando produtividade durante o dia.
Diabetes
Segundo o endocrinologista Paulo, o aumento da gordura localizada, principalmente na região abdominal, é um dos principais fatores que levam ao quadro de resistência à insulina. "O hormônio sintetizado no pâncreas não consegue mais agir no organismo, fazendo com que o nível de açúcar no sangue fique muito elevado", explica. A melhor forma de se prevenir contra o diabetes é aliando uma boa alimentação à prática regular de exercícios físicos.
Câncer
Alguns tipos de câncer, como o de mama e o de próstata, estão diretamente associados à obesidade, uma das principais doenças decorrentes do sedentarismo. Isso porque o excesso de peso aumenta a produção de radicais livres pelo corpo, fazendo com que o organismo não dê conta de combatê-los. Isso origina pequenas inflamações que podem se tornar um câncer. Além disso, pessoas que praticam exercícios também costumam ter hábitos de vida mais saudáveis, como se alimentar de maneira equilibrada e fazer exames médicos rotineiramente.
Pressão alta
"Indivíduos sedentários obrigam o coração a trabalhar mais: o músculo cardíaco precisa fazer mais pressão para que o sangue consiga correr por todo o corpo, aumentando a pressão arterial", explica o cardiologista Rui Ramos, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). Por isso, quem realiza atividades físicas não só reduz a pressão como ainda previne contra o aparecimento da doença, pois aumenta a capacidade e a resistência cardiovascular.
Obesidade
Se o organismo consegue aproveitar tudo o que você come, seu peso permanece estável. Mas se, por outro lado, há excesso no consumo ou falta de estímulos para a queima de energia, o resultado será o ganho de peso. "Cultivar uma alimentação saudável e praticar exercícios, que aceleram o metabolismo, é a receita Ideal contra a obesidade", afirma Paulo Rosenbaum.
Osteoporose
"Os exercícios ajudam na formação de massa óssea e, por isso, previnem o desenvolvimento da osteoporose", afirma Ricardo Nahas. Segundo ele, a atividade física também ajuda a fixar o cálcio nos ossos, o que é fundamental para evitar a doença, uma vez que ela é causada pela progressiva descalcificação.
Doenças cardiovasculares
"Durante a prática de exercícios, o coração aumenta a produtividade, tornando-se capaz de suprir demandas maiores de oxigênio e nutrientes pelas células", afirma o clínico da Unifesp Paulo Olzon. O sedentário, por sua vez, não estimula o coração, ficando sujeito ao aparecimento de doenças cardiovasculares ocasionadas pelo endurecimento das artérias e pela formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.
Trombose
O sedentarismo favorece a formação de trombos (coágulos sanguíneos) nas pernas. A prática de exercícios estimula a circulação e previne o problema de forma natural. "Se você passa muito tempo sentado, organize a rotina para se levantar e fazer breves caminhadas algumas vezes ao dia. Essa é uma maneira simples de estimular a circulação e evitar a trombose", afirma o cardiologista Rui Ramos. A tática torna-se ainda mais eficiente combinada à prática de exercícios físicos regulares.
Depressão
'O sedentário não tem disposição para executar as tarefas do trabalho, realizar programas de lazer e ainda se entrega mais facilmente a vícios, como o alcoolismo", afirma o médico do esporte Ricardo. Se você já tem predisposição à depressão, a ausência de atividades físicas acentua ainda mais esta tendência. Por outro lado, aderir a um treino regular pode funcionar como coadjuvante no tratamento da doença.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Bronzeamento sem sol
Se o seu objetivo neste verão for adquirir um tom de pele saudável e ao mesmo tempo atraente, a melhor opção é escapar do sol e caprichar na ingestão de alimentos como manga, mamão, cenoura, tomate e caqui. Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada na Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Os cientistas constataram que a tonalidade que mais chama a atenção das pessoas – pelo aspecto de saúde e também pela beleza – é a derivada de uma dieta rica em alimentos de coloração alaranjada ou verde escura e não aquela resultante da exposição ao sol. “A maioria das pessoas pensa que o melhor jeito de melhorar a cor da pele é se bronzear ao sol, mas descobrimos que adotar este cardápio é mais efetivo”, disse Ian Stephen, coordenador do trabalho.
O resultado foi baseado em uma pesquisa realizada com 82 voluntários. Na primeira fase, foram identificados os participantes que mais consumiam alimentos ricos em caroteno, pigmento de coloração amarelada, e aqueles que se submetiam a banhos de sol com frequência. Os integrantes do primeiro grupo apresentaram um tom de pele mais saudável. Depois, outros voluntários apontaram, em imagens manipuladas, os rostos com a tonalidade de pele que consideravam mais atraente. Novamente, venceram as faces cujos tons representavam os efeitos do caroteno.
Diferentemente da melanina, o pigmento que dá o tom natural da pele de cada pessoa, o caroteno não é fabricado pelo corpo. Ele é obtido pela ingestão de alimentos nos quais está presente. “Ele se deposita na pele e confere a ela a tonalidade amarelada”, diz a dermatologista Luciana Conrado. Na lista de outras boas opções estão verduras, como espinafre, brócolis e agrião, e o tomate, rico em licopeno. “Ele também protege as células da pele contra os danos do sol”, diz a dermatologista Thais Pepe.
Os especialistas recomendam a ingestão diária de alimentos desse tipo. “Segundo os estudos mais recentes, o bronzeamento ocorre com o consumo de 15 mg a 30 mg por dia de betacaroteno”, explica o dermatologista Alexandre Filippo. Em cada 100 gramas de cenouras, há 6,6 mg do pigmento. Nos agriões, a concentração é de 5,6 mg e no espinafre, 4,9 mg.
Fonte: Isto É
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
O resultado foi baseado em uma pesquisa realizada com 82 voluntários. Na primeira fase, foram identificados os participantes que mais consumiam alimentos ricos em caroteno, pigmento de coloração amarelada, e aqueles que se submetiam a banhos de sol com frequência. Os integrantes do primeiro grupo apresentaram um tom de pele mais saudável. Depois, outros voluntários apontaram, em imagens manipuladas, os rostos com a tonalidade de pele que consideravam mais atraente. Novamente, venceram as faces cujos tons representavam os efeitos do caroteno.
Diferentemente da melanina, o pigmento que dá o tom natural da pele de cada pessoa, o caroteno não é fabricado pelo corpo. Ele é obtido pela ingestão de alimentos nos quais está presente. “Ele se deposita na pele e confere a ela a tonalidade amarelada”, diz a dermatologista Luciana Conrado. Na lista de outras boas opções estão verduras, como espinafre, brócolis e agrião, e o tomate, rico em licopeno. “Ele também protege as células da pele contra os danos do sol”, diz a dermatologista Thais Pepe.
Os especialistas recomendam a ingestão diária de alimentos desse tipo. “Segundo os estudos mais recentes, o bronzeamento ocorre com o consumo de 15 mg a 30 mg por dia de betacaroteno”, explica o dermatologista Alexandre Filippo. Em cada 100 gramas de cenouras, há 6,6 mg do pigmento. Nos agriões, a concentração é de 5,6 mg e no espinafre, 4,9 mg.
Fonte: Isto É
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Amendoim pode turbinar sua malhação
Com o cardápio certo, o amendoim pode potencializar sua malhação. Confira outros benefícios do alimento!
Com ou sem sal, com casca ou pelado, esse grão é o rei dos aperitivos. Mas o que quase ninguém sabe é que o amendoim, se combinado com uma alimentação balanceada, pode dar gás extra à malhação. A médica nutróloga Valeria Goulart, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), explica o que essa delícia pode oferecer:
Estoque nutritivo
O amendoim é rico em proteína, gordura insaturada (ácidos graxos mono e poli-insaturados), fibras, vitaminas A e E, cálcio, magnésio, zinco, ferro e polifenóis, antioxidantes que limpam o
organismo de radicais livres. "Na prática, isso significa mais energia e disposição e redução de risco de lesões e de fadiga muscular", afirma Valeria.
Quantidade recomendada
Consumir entre 30 e 40 gramas do grão por dia, no fim da tarde, auxilia na redução do peso e da gordura abdominal. "É como se os ácidos graxos limpassem o organismo, diminuindo também os riscos de infarto, derrame e arteriosclerose", completa.
Como incluí-lo na dieta
Além da forma convencional (como aperitivo), aposte no óleo de amendoim para temperar saladas e usar no preparo de molhos. "Só tenha certeza de que você não tem alergia ao alimento. Neste caso, substitua-o por outras oleaginosas, como nozes, castanha-do-pará ou amêndoas", enfatiza a médica nutróloga.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Com ou sem sal, com casca ou pelado, esse grão é o rei dos aperitivos. Mas o que quase ninguém sabe é que o amendoim, se combinado com uma alimentação balanceada, pode dar gás extra à malhação. A médica nutróloga Valeria Goulart, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), explica o que essa delícia pode oferecer:
Estoque nutritivo
O amendoim é rico em proteína, gordura insaturada (ácidos graxos mono e poli-insaturados), fibras, vitaminas A e E, cálcio, magnésio, zinco, ferro e polifenóis, antioxidantes que limpam o
organismo de radicais livres. "Na prática, isso significa mais energia e disposição e redução de risco de lesões e de fadiga muscular", afirma Valeria.
Quantidade recomendada
Consumir entre 30 e 40 gramas do grão por dia, no fim da tarde, auxilia na redução do peso e da gordura abdominal. "É como se os ácidos graxos limpassem o organismo, diminuindo também os riscos de infarto, derrame e arteriosclerose", completa.
Como incluí-lo na dieta
Além da forma convencional (como aperitivo), aposte no óleo de amendoim para temperar saladas e usar no preparo de molhos. "Só tenha certeza de que você não tem alergia ao alimento. Neste caso, substitua-o por outras oleaginosas, como nozes, castanha-do-pará ou amêndoas", enfatiza a médica nutróloga.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Dicas de Presentes de Natal
Ainda não comprou seus presentes de natal? Nós ajudamos você!
Vai chegando essa época do ano e sempre bate aquela dúvida, não é mesmo? A escolha de presentes para todos pode se tornar uma tarefa complicada, por isso a Drogaria São Bento te ajuda a escolher o melhor presente para a pessoa especial.
Veja algumas sugestões práticas de kits de cosméticos que com certeza vão agradar quem você gosta:
Vai chegando essa época do ano e sempre bate aquela dúvida, não é mesmo? A escolha de presentes para todos pode se tornar uma tarefa complicada, por isso a Drogaria São Bento te ajuda a escolher o melhor presente para a pessoa especial.
Veja algumas sugestões práticas de kits de cosméticos que com certeza vão agradar quem você gosta:
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
6 dicas para proteger as crianças dos efeitos nocivos do sol
O verão está chegando e a exposição ao sol tende a aumentar. Janeiro e fevereiro, meses de férias e de sol forte. Já é hora de começar a se programar para proteger as crianças desse sol escaldante, principalmente para evitar o envelhecimento precoce e até mesmo o surgimento de um câncer de pele.
Saiba como proteger as crianças do sol, sem deixar de aproveitar ao máximo o Verão:
1 – O melhor horário para a exposição ao sol é até às 10 horas e após às 16 horas — período de menor intensidade dos raios ultravioleta. Nesse intervalo, abuse de proteção extra: boné ou chapéu, camiseta e guarda-sol.
2 – Com 2 meses, o bebê já pode tomar banho de sol diariamente, por cerca de dez minutos, nas pernas, região das fraldas e nos braços. Lembre-se de cobrir o rosto dele com um chapéu e de respeitar o horário de exposição solar.
3 – Não aplique filtro solar no bebê antes de ele completar 6 meses de idade, pois a pele dele é sensível e passível de irritação.
4 – Após o sexto mês de vida, é preciso aplicar filtro solar na pele da criança. Dê preferência a produtos de linha infantil, pois são dermatologicamente testados – o que evita o risco de alergia.
5 – Independentemente da cor da pele, o Fator de Proteção Solar (FPS) do filtro a ser usado em bebês e criança é de, no mínimo, 30.
6 – Aplique o produto no corpo inteiro, cerca de meia hora antes da exposição ao sol. Não esqueça as orelhas, a nunca e os pés. Reaplique o protetor a cada duas horas sobre a pele seca.
Revista Nestlé
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Está nervoso? Troque o chocolate por caminhadas
Quando ficamos nervosos, geralmente apelamos para aquele delicioso chocolate que fica escondido nas gavetas de emergência. Não é psicológico, o chocolate realmente estimula a liberação do hormônio endorfina, que faz com que nos sintamos mais calmos.
E os pesquisadores da Universidade de Exeter (Inglaterra) estão tentando provar que caminhadas de 15 minutos pode reduzir o consumo de chocolate. Os estudos publicados no periódico Appetite mostram que, em ambientes de trabalho, pequenos trechos percorridos a pé podem fazer com que a necessidade do chocolate seja reduzida pela metade.
Nos testes, 78 pessoas que têm o hábito de comerem o doce foram submetidas a uma abstinência de dois dias. Depois disso, separados em grupos, metade delas pode comer chocolate e a outra metade foi instruída a caminhar. Estes segundos grupos puderam também ingerir o doce após a caminhada. Enquanto a média de consumo dos primeiros foi de 28 gramas, os segundos consumiram apenas 15 gramas.
O principal objetivo desta pesquisa é provar que a “mania” de comer chocolate para se acalmar pode tornar-se um vício pouco saudável. Como já é provado há tempos, por meio de caminhadas, as pessoas podem ter a endorfina liberada da mesma maneira (atividades físicas funcionam da mesma maneira que os doces) e também se sentirem mais calmas.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
E os pesquisadores da Universidade de Exeter (Inglaterra) estão tentando provar que caminhadas de 15 minutos pode reduzir o consumo de chocolate. Os estudos publicados no periódico Appetite mostram que, em ambientes de trabalho, pequenos trechos percorridos a pé podem fazer com que a necessidade do chocolate seja reduzida pela metade.
Nos testes, 78 pessoas que têm o hábito de comerem o doce foram submetidas a uma abstinência de dois dias. Depois disso, separados em grupos, metade delas pode comer chocolate e a outra metade foi instruída a caminhar. Estes segundos grupos puderam também ingerir o doce após a caminhada. Enquanto a média de consumo dos primeiros foi de 28 gramas, os segundos consumiram apenas 15 gramas.
O principal objetivo desta pesquisa é provar que a “mania” de comer chocolate para se acalmar pode tornar-se um vício pouco saudável. Como já é provado há tempos, por meio de caminhadas, as pessoas podem ter a endorfina liberada da mesma maneira (atividades físicas funcionam da mesma maneira que os doces) e também se sentirem mais calmas.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Novex Óleo de Argan: O ouro do Marrocos agora no Brasil
Novex Óleo de Argan possui o mais puro óleo de Argan, conhecido como o ‘ouro de Marrocos’ pelas suas propriedades medicinais e sua versatilidade.
Novex Óleo de Argan foi criado especialmente para tratar os cabelos com frizz, pontas duplas e ressecados.
O Novex Óleo de Argan penetra na fibra capilar e, quase instantaneamente, melhora a elasticidade folicular, aumentando a nutrição dos cabelos. Por ser rico em antioxidantes naturais e vitamina E, ajuda a reparar danos na membrana celular, combate o frizz e reestrutura os fios danificados por agentes externos, como calor, vento, oxidação ou excesso de escova e química.
O óleo de Argan está sendo considerado como a grande aposta para o Verão 2012.
“Essa especiaria, esse ouro de Marrocos é um produto antioxidante que trata da saúde do cabelo deixando-o com muito brilho e sem frizz”, comenta o hairstylist Ricardo Moreno.
Seu poder de tratamento e nutrição é essencial para a saúde dos cabelos. Com Novex tanto o profissional de beleza, como a usuária final vai encontrar o elemento ideal para valorizar a identidade da mulher brasileira: os cabelos.
Conheça o Óleo de Argan
O óleo de Argan é um produto natural resultado da pressão das amêndoas extraídas e dos frutos secos da Argan, uma árvore disponível apenas no território da reserva de biosfera no sul de Marrocos. Suas propriedades vão desde rejuvenescimento da pele do rosto e do corpo, fortalecimento das unhas quebradiças, na cozinha e até em massagens sensuais ou relaxantes.
SORTEIO! Clique, preencha o formulário e participe do sorteio de 1 Novex Óleo de Argan.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Novex Óleo de Argan foi criado especialmente para tratar os cabelos com frizz, pontas duplas e ressecados.
O Novex Óleo de Argan penetra na fibra capilar e, quase instantaneamente, melhora a elasticidade folicular, aumentando a nutrição dos cabelos. Por ser rico em antioxidantes naturais e vitamina E, ajuda a reparar danos na membrana celular, combate o frizz e reestrutura os fios danificados por agentes externos, como calor, vento, oxidação ou excesso de escova e química.
O óleo de Argan está sendo considerado como a grande aposta para o Verão 2012.
“Essa especiaria, esse ouro de Marrocos é um produto antioxidante que trata da saúde do cabelo deixando-o com muito brilho e sem frizz”, comenta o hairstylist Ricardo Moreno.
Seu poder de tratamento e nutrição é essencial para a saúde dos cabelos. Com Novex tanto o profissional de beleza, como a usuária final vai encontrar o elemento ideal para valorizar a identidade da mulher brasileira: os cabelos.
Conheça o Óleo de Argan
O óleo de Argan é um produto natural resultado da pressão das amêndoas extraídas e dos frutos secos da Argan, uma árvore disponível apenas no território da reserva de biosfera no sul de Marrocos. Suas propriedades vão desde rejuvenescimento da pele do rosto e do corpo, fortalecimento das unhas quebradiças, na cozinha e até em massagens sensuais ou relaxantes.
SORTEIO! Clique, preencha o formulário e participe do sorteio de 1 Novex Óleo de Argan.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Saiba como ter um bronze perfeito e com saúde
Proteger a pele do sol evita o envelhecimento precoce da face
Como o sol danifica e provoca o envelhecimento prematuro da pele?
A exposição ao sol envelhece a pele mais do que qualquer outro elemento. Quem deseja prevenir rugas e manter um tom de pele uniforme deve usar protetor solar com, no mínino, fator 30, todos os dias, independente da rotina ou local onde vivemos.
Os danos ocasionados pelo sol não ocorrem apenas quando estamos na praia. Isso acontece o tempo todo e em qualquer estação, seja no verão ou inverno. As lâmpadas fluorescentes também prejudicam a saúde da pele facial, pois podem emitir raios ultravioletas – fortes o suficiente para causar rupturas de colágeno e elastina.
Como os amantes do sol podem manter sua pele saudável no verão?
A melhor forma de ter uma pele saudável e brilhante o ano todo é acelerar a renovação celular. Isso impede que a pele fique seca, ressecada , descamando e, ainda, aumenta a produção de colágeno facial.
Para que isso aconteça, é importante comprar cremes faciais com retinois, ácido glicólico e ácido salicílico. Foi comprovado que a vitamina A e os retinóis estimulam a produção de colágeno. Mesmo assim é importante usar protetor solar 365 dias por ano.
Prepare a pele
Antes: aplique o protetor solar na face, orelhas e corpo meia hora antes de ir para o sol ou sair de casa.
Depois: se a exposição ao sol for intensa e você sentir que seu corpo está ardendo, passe óleo de aloe vera na região e faça compresssa com água fria para minimizar a dor.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Sol, calor e praia. A estação das altas temperaturas está chegando, mas os cuidados com a saúde do corpo começam muito antes, principalmente quando o assunto é a saúde da pele. Fredric Brandt, dermatologista da cantora Madonna, conta como deixar a pele bonita e bronzeada sem sofrer os danos da exposição solar.
Como o sol danifica e provoca o envelhecimento prematuro da pele?
A exposição ao sol envelhece a pele mais do que qualquer outro elemento. Quem deseja prevenir rugas e manter um tom de pele uniforme deve usar protetor solar com, no mínino, fator 30, todos os dias, independente da rotina ou local onde vivemos.
Os danos ocasionados pelo sol não ocorrem apenas quando estamos na praia. Isso acontece o tempo todo e em qualquer estação, seja no verão ou inverno. As lâmpadas fluorescentes também prejudicam a saúde da pele facial, pois podem emitir raios ultravioletas – fortes o suficiente para causar rupturas de colágeno e elastina.
Como os amantes do sol podem manter sua pele saudável no verão?
A melhor forma de ter uma pele saudável e brilhante o ano todo é acelerar a renovação celular. Isso impede que a pele fique seca, ressecada , descamando e, ainda, aumenta a produção de colágeno facial.
Para que isso aconteça, é importante comprar cremes faciais com retinois, ácido glicólico e ácido salicílico. Foi comprovado que a vitamina A e os retinóis estimulam a produção de colágeno. Mesmo assim é importante usar protetor solar 365 dias por ano.
Prepare a pele
Antes: aplique o protetor solar na face, orelhas e corpo meia hora antes de ir para o sol ou sair de casa.
Depois: se a exposição ao sol for intensa e você sentir que seu corpo está ardendo, passe óleo de aloe vera na região e faça compresssa com água fria para minimizar a dor.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Cuide bem dos pés no verão
Sinta o frescor e a maciez, com dicas valiosas para arrasar na estação
O verão já chegou! E com ele todas as tendências em sandálias, rasteiras e chinelos para usar e abusar. Mas para isso é importante preparar os pés, que vão além das unhas bem feitas. Hidratação, esfoliar e eliminar o suor excessivo e odores indesejáveis é uma boa pedida.
Com a temperatura elevada e em alguns lugares do país com o tempo seco a pele precisa de um cuidado especial. A pele dos pés necessita do mesmo cuidado para que as terríveis rachaduras não apareçam e evitar a proliferação de bactéria, causa de doenças como: pé de atleta e outras micoses.
Para prevenir esse desconforto, o ideal é esfoliar os pés semanalmente com o esfoliante Tenys Pé Spa - Chá Verde Menta da Baruel. Além refrescar e provocar uma sensação revigorante, o produto tira as células mortas e ajuda na renovação celular e revitalização da pele.
Outra dica importante é usar o desodorante anti-séptico Jato Seco - Canforado da Baruel. Ele combate os odores, mantendo os pés perfumados e protegidos. O jato seco é rapidamente absorvido e, por isso, não deixa resíduos brancos, proporcionando uma agradável sensação de bem-estar.
Limpar as unhas de 15 em 15 dias e retire pouca cutícula para não adquirir bactérias;
Evitar andar descalço para não engrossar a pele dos pés;
Usar pó-pédico anti-séptico e desodorante para manter os pés secos e livres de mau cheiro;
Fazer esfoliação uma vez por semana, sendo os esfoliantes com esferas de arroz e argila aqueles que dão um melhor resultado;
Usar hidratantes anti-sépticos para hidratar e amaciar a pele.
Cuidados bem simples com os pés podem garantir um verão leve, bonito e saudável!
Gostou das dicas?
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
O verão já chegou! E com ele todas as tendências em sandálias, rasteiras e chinelos para usar e abusar. Mas para isso é importante preparar os pés, que vão além das unhas bem feitas. Hidratação, esfoliar e eliminar o suor excessivo e odores indesejáveis é uma boa pedida.
Com a temperatura elevada e em alguns lugares do país com o tempo seco a pele precisa de um cuidado especial. A pele dos pés necessita do mesmo cuidado para que as terríveis rachaduras não apareçam e evitar a proliferação de bactéria, causa de doenças como: pé de atleta e outras micoses.
Para prevenir esse desconforto, o ideal é esfoliar os pés semanalmente com o esfoliante Tenys Pé Spa - Chá Verde Menta da Baruel. Além refrescar e provocar uma sensação revigorante, o produto tira as células mortas e ajuda na renovação celular e revitalização da pele.
Outra dica importante é usar o desodorante anti-séptico Jato Seco - Canforado da Baruel. Ele combate os odores, mantendo os pés perfumados e protegidos. O jato seco é rapidamente absorvido e, por isso, não deixa resíduos brancos, proporcionando uma agradável sensação de bem-estar.
Outras dicas para manter os pés bonitos e saudáveis nesse verão!
Limpar as unhas de 15 em 15 dias e retire pouca cutícula para não adquirir bactérias;
Evitar andar descalço para não engrossar a pele dos pés;
Usar pó-pédico anti-séptico e desodorante para manter os pés secos e livres de mau cheiro;
Fazer esfoliação uma vez por semana, sendo os esfoliantes com esferas de arroz e argila aqueles que dão um melhor resultado;
Usar hidratantes anti-sépticos para hidratar e amaciar a pele.
Cuidados bem simples com os pés podem garantir um verão leve, bonito e saudável!
Gostou das dicas?
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Chia, o grão pro-saude
Com mais propriedades do que a linhaça, esse legítimo andino chega ao Brasil com a promessa de nos salvaguardar de uma série de problemas — de obesidade a tumores
Ele acaba de aterrissar por aqui, mas não se engane: sua bagagem é recheada de história. Cultivado desde 2600 a.C, o grão de chia era consumido por maias e astecas para turbinar sua resistência física. Como ele também tinha forte apelo religioso, as plantações foram suprimidas pelos espanhóis assim que conquistaram a América, no século 16. “Elas só foram retomadas no início da década de 1990, por um grupo de pesquisadores argentinos em parceria com a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos”, conta a nutricionista Carolina Chica, da Unidade de Doenças Cardiovasculares da Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Desde então, a chia, que tem sabor semelhante ao das nozes, ganhou os holofotes nos laboratórios. E não é para menos: fonte de ácido graxo ômega-3, proteínas, fibras, substâncias antioxidantes e minerais como fósforo, cálcio, ferro e magnésio, ela é uma tremenda parceira à mesa contra inúmeros males.
Um deles é o excesso de peso, que nos dias de hoje representa uma epidemia. Segundo a nutricionista Luiza Lima, do Conselho Regional de Nutricionistas da 9a Região, o efeito seca-cintura tem a ver com as doses generosas de fibras encontradas no grão. “No intestino, em contato com a água, elas formam um gel que deixa a digestão mais lenta, prolongando a saciedade”, explica Luiza. Daí, com a sensação de barriga cheia, a vontade de assaltar a geladeira é aplacada.
As fibras da chia também são uma bênção para quem tem o intestino travado. Elas contribuem para formar e eliminar o bolo fecal. “Mas, para obter o benefício, é preciso ingerir líquidos de modo adequado”, ressalta a nutricionista Karina Dantas, consultora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas da 3a Região. Ou seja, se caprichar nos goles de água, tudo ótimo.
A chia abriga outra preciosidade — muito mais ômega-3 do que a linhaça. Essa gordura nos blinda contra ameaças ao coração. “Além de ser um bom anti-inflamatório, ela tem ação direta no controle da pressão arterial e na redução do colesterol e dos triglicérides”, justifica a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, na capital paulista.
O tratamento do câncer de mama também ganha reforços com o grão andino. “Em um estudo com cobaias, foi constatado que os animais alimentados com seu óleo tiveram uma diminuição no tamanho do tumor e no número de metástases”, informa Carolina Chica. E as perspectivas em relação a outros cânceres são igualmente animadoras. “O grão colabora na prevenção de tumores porque tem alto teor de antioxidantes”, confirma Bruna Murta.
Se é o diabete que amedronta, mais boasnovas: como está na lista de alimentos com baixo índice glicêmico — ou seja, não incita picos adocidados no sangue —, a chia é indicada para quem tem o problema. Sem contar que ameniza a resistência à insulina. Em outras palavras: facilita o aproveitamento da glicose pelas células, e evita que o açúcar fique sobrando na circulação.
Músculos à vista
Lembra que as civilizações pré-colombianas usavam a chia para ter força extra? A nutricionista Luiza Lima corrobora com a estratégia e a recomenda para quem faz exercícios. “Como absorve e retém a água, o grão prolonga a hidratação e a presença de minerais no organismo”, explica. Tem mais: “Devido à elevada concentração de proteínas, pode facilitar o ganho de massa muscular. Para isso, o ideal é consumi-lo após a malhação”, avisa Bruna Murta.
E olha que maravilha: ao contrário da linhaça, a chia não precisa ser triturada para liberar substâncias importantes. E sua versatilidade é outra característica que impressiona, como comprova a nutricionista Natália Dourado, da e3 Comunicação e Nutrição, na capital paulista: “É possível adicioná-la a frutas, cereais, saladas, sopas e iogurte. Moída, é uma boa substituta da farinha em receitas de massas, pães e biscoitos”. Uma opção é deixá-la na água até formar uma gelatina. Aí, é só colocá-la no lugar do ovo nas preparações. Não faltam ideias para você testar e aprovar essa maravilha dos Andes.
Chia para:
Aumentar a massa muscular e evitar excesso de peso, trânsito intestinal emperrado, doenças cardiovasculares, diabete, câncer de mama e outros tipos de tumor.
Suco de uva integral com açaí e grãos de chia
Ingredientes
• 200 ml de suco de uva integral orgânico
• 100 g de polpa de açaí congelada
• ½ colher (sopa) de grãos de chia
• Açúcar demerara orgânico a gosto
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes no liquidificador. Sirva com cubos de gelo.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Ele acaba de aterrissar por aqui, mas não se engane: sua bagagem é recheada de história. Cultivado desde 2600 a.C, o grão de chia era consumido por maias e astecas para turbinar sua resistência física. Como ele também tinha forte apelo religioso, as plantações foram suprimidas pelos espanhóis assim que conquistaram a América, no século 16. “Elas só foram retomadas no início da década de 1990, por um grupo de pesquisadores argentinos em parceria com a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos”, conta a nutricionista Carolina Chica, da Unidade de Doenças Cardiovasculares da Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Desde então, a chia, que tem sabor semelhante ao das nozes, ganhou os holofotes nos laboratórios. E não é para menos: fonte de ácido graxo ômega-3, proteínas, fibras, substâncias antioxidantes e minerais como fósforo, cálcio, ferro e magnésio, ela é uma tremenda parceira à mesa contra inúmeros males.
Um deles é o excesso de peso, que nos dias de hoje representa uma epidemia. Segundo a nutricionista Luiza Lima, do Conselho Regional de Nutricionistas da 9a Região, o efeito seca-cintura tem a ver com as doses generosas de fibras encontradas no grão. “No intestino, em contato com a água, elas formam um gel que deixa a digestão mais lenta, prolongando a saciedade”, explica Luiza. Daí, com a sensação de barriga cheia, a vontade de assaltar a geladeira é aplacada.
As fibras da chia também são uma bênção para quem tem o intestino travado. Elas contribuem para formar e eliminar o bolo fecal. “Mas, para obter o benefício, é preciso ingerir líquidos de modo adequado”, ressalta a nutricionista Karina Dantas, consultora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas da 3a Região. Ou seja, se caprichar nos goles de água, tudo ótimo.
A chia abriga outra preciosidade — muito mais ômega-3 do que a linhaça. Essa gordura nos blinda contra ameaças ao coração. “Além de ser um bom anti-inflamatório, ela tem ação direta no controle da pressão arterial e na redução do colesterol e dos triglicérides”, justifica a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, na capital paulista.
O tratamento do câncer de mama também ganha reforços com o grão andino. “Em um estudo com cobaias, foi constatado que os animais alimentados com seu óleo tiveram uma diminuição no tamanho do tumor e no número de metástases”, informa Carolina Chica. E as perspectivas em relação a outros cânceres são igualmente animadoras. “O grão colabora na prevenção de tumores porque tem alto teor de antioxidantes”, confirma Bruna Murta.
Se é o diabete que amedronta, mais boasnovas: como está na lista de alimentos com baixo índice glicêmico — ou seja, não incita picos adocidados no sangue —, a chia é indicada para quem tem o problema. Sem contar que ameniza a resistência à insulina. Em outras palavras: facilita o aproveitamento da glicose pelas células, e evita que o açúcar fique sobrando na circulação.
Músculos à vista
Lembra que as civilizações pré-colombianas usavam a chia para ter força extra? A nutricionista Luiza Lima corrobora com a estratégia e a recomenda para quem faz exercícios. “Como absorve e retém a água, o grão prolonga a hidratação e a presença de minerais no organismo”, explica. Tem mais: “Devido à elevada concentração de proteínas, pode facilitar o ganho de massa muscular. Para isso, o ideal é consumi-lo após a malhação”, avisa Bruna Murta.
E olha que maravilha: ao contrário da linhaça, a chia não precisa ser triturada para liberar substâncias importantes. E sua versatilidade é outra característica que impressiona, como comprova a nutricionista Natália Dourado, da e3 Comunicação e Nutrição, na capital paulista: “É possível adicioná-la a frutas, cereais, saladas, sopas e iogurte. Moída, é uma boa substituta da farinha em receitas de massas, pães e biscoitos”. Uma opção é deixá-la na água até formar uma gelatina. Aí, é só colocá-la no lugar do ovo nas preparações. Não faltam ideias para você testar e aprovar essa maravilha dos Andes.
Chia para:
Aumentar a massa muscular e evitar excesso de peso, trânsito intestinal emperrado, doenças cardiovasculares, diabete, câncer de mama e outros tipos de tumor.
Suco de uva integral com açaí e grãos de chia
Ingredientes
• 200 ml de suco de uva integral orgânico
• 100 g de polpa de açaí congelada
• ½ colher (sopa) de grãos de chia
• Açúcar demerara orgânico a gosto
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes no liquidificador. Sirva com cubos de gelo.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Importância da hidratação da pele
Desde a época de Cleópatra que já se ouvia falar em hidratação, as mulheres utilizam o leite, mel entre outras fontes da natureza como hidratante para aplicar no corpo, há muitos anos isso vem sendo estudado e atualmente existem os cremes, gel, mousse e muitos outros hidratantes capazes até de retardar o envelhecimento precoce, entre muitas funções que um hidratante corporal pode trazer a principal não deixa a desejar, hidratar, este é o objetivo, o organismo na maioria das vezes não produz tudo o que é necessário para suprir suas funções e acaba falhando, por isso que se alimentar corretamente é importante, da mesma forma que buscamos através dos alimentos os nutrientes que o corpo necessita para funcionar corretamente, o hidratante é uma forma de alimentar a pele para suprir os nutrientes ausentes que oferecem brilho, elasticidade, textura e aparência a pele. Um dos cuidados mais importantes com o corpo, além da boa alimentação rica em nutrientes e minerais, o consumo de água, juntamente com a hidratação são indispensáveis para ter uma pele mais bonita.
Nem todas as pessoas têm este hábito, até utilizam os hidratantes corporais, mas alegam o esquecimento, preguiça e até mesmo que não necessitam, mas ele é importante sim, é recomendado todos os dias, além de ser um ato de higiene porque maioria dos hidratantes corporais são desodorantes também, isto é, inibi o odor causado pelo suor em contato com os fungos e bactérias da pele. As mulheres que desejam prevenir as celulites e estrias o hidratante é um excelente aliado, isto porque o ato de aplicar o hidratante promove uma auto-massagem, ajudando a drenar melhor o tecido da pele, evitando o acúmulo de gordura e retenção de líquidos, para as estrias o hidratante é fundamental porque contem substancias que ajudam na produção do colágeno, evitando o rompimento do tecido o que causa as famosas “listras” brancas ou vermelhas.
O que maioria das mulheres não sabe é que o ato de aplicar o hidratante é um meio de melhor à auto-estima, isso mesmo, aplicar o hidratante ajuda a mulher se revelar através do toque, descobrindo sua beleza. Mulher que se cuida vive muito mais feliz e não são só elas que não devem abrir mão do hidratante corporal, os homens também devem incluir a aplicação do hidratante em todo o corpo todos os dias, atualmente as marcas de cosméticos já possuem linhas completas desenvolvidas especialmente para os homens, que não sofrem tanto quanto as mulheres com estrias, celulite, opacidade e o ressecamento da pele, isso porque o metabolismo masculino é mais ágil do que o feminino.
As pessoas que sofrem com a pele oleosa devem optar por fórmulas mais leves e líquidas, é possível observar pela textura do hidratante, os mais densos geralmente são mais indicados para peles secas e extra seca, os mais líquidos e menos densos para peles não secas e oleosas. Verifique a fórmula do hidratante, as pessoas que possuem pele oleosa devem tomar cuidado na hora de escolher o hidratante isso porque ele pode aumentar a produção de óleo da pele, já as pessoas com pele seca ou mista devem optar pelos hidratantes ricos em óleos naturais e glicerina.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Nem todas as pessoas têm este hábito, até utilizam os hidratantes corporais, mas alegam o esquecimento, preguiça e até mesmo que não necessitam, mas ele é importante sim, é recomendado todos os dias, além de ser um ato de higiene porque maioria dos hidratantes corporais são desodorantes também, isto é, inibi o odor causado pelo suor em contato com os fungos e bactérias da pele. As mulheres que desejam prevenir as celulites e estrias o hidratante é um excelente aliado, isto porque o ato de aplicar o hidratante promove uma auto-massagem, ajudando a drenar melhor o tecido da pele, evitando o acúmulo de gordura e retenção de líquidos, para as estrias o hidratante é fundamental porque contem substancias que ajudam na produção do colágeno, evitando o rompimento do tecido o que causa as famosas “listras” brancas ou vermelhas.
O que maioria das mulheres não sabe é que o ato de aplicar o hidratante é um meio de melhor à auto-estima, isso mesmo, aplicar o hidratante ajuda a mulher se revelar através do toque, descobrindo sua beleza. Mulher que se cuida vive muito mais feliz e não são só elas que não devem abrir mão do hidratante corporal, os homens também devem incluir a aplicação do hidratante em todo o corpo todos os dias, atualmente as marcas de cosméticos já possuem linhas completas desenvolvidas especialmente para os homens, que não sofrem tanto quanto as mulheres com estrias, celulite, opacidade e o ressecamento da pele, isso porque o metabolismo masculino é mais ágil do que o feminino.
As pessoas que sofrem com a pele oleosa devem optar por fórmulas mais leves e líquidas, é possível observar pela textura do hidratante, os mais densos geralmente são mais indicados para peles secas e extra seca, os mais líquidos e menos densos para peles não secas e oleosas. Verifique a fórmula do hidratante, as pessoas que possuem pele oleosa devem tomar cuidado na hora de escolher o hidratante isso porque ele pode aumentar a produção de óleo da pele, já as pessoas com pele seca ou mista devem optar pelos hidratantes ricos em óleos naturais e glicerina.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Entenda como a fumaça do cigarro age no seu corpo
Alerta máximo: fumar socialmente não livra você da devastação causada pelo cigarro. E, sim, mesmo um cigarrinho já lhe dá o título de fumante
Os contras de ser fumante você conhece: doenças respiratórias como enfisema e bronquite, câncer, infarto, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular. "Fora mau hálito, envelhecimento da pele e complicações durante a gravidez", lembra o pneumologista pediátrico João Paulo Becker Lotufo, responsável pelo Projeto Antitabágico do Hospital Universitário da USP.
Mas, se você acha que acender um cigarro quando sai com as amigas é inofensivo, precisa ler isto: dez tragadas e 5 minutos são suficientes para 4 mil substâncias químicas invadirem seus órgãos. "Não existe um número que não seja maléfico. Um cigarro já pode ser prejudicial", afirma Lotufo. O impacto das substâncias presentes na fumaça e inaladas é individual, mas todas elas são tóxicas.
Em geral, é isso que acontece no seu corpo:
0 a 10 segundos
· A fumaça passa pela boca deixando uma película marrom sobre os dentes, agride a mucosa da boca e pode levar a uma gengivite no futuro. Gases tóxicos como formaldeído e amônia colocam seu sistema imunológico em alerta, causando uma inflamação na mucosa respiratória.
· Na traqueia, a fumaça do cigarro paralisa temporariamente os cílios que limpam o muco e outras partículas invasoras do sistema respiratório. Ao mesmo tempo, a nicotina passa para a corrente sanguínea pelos milhares de capilares dos pulmões.
· Seu corpo ganha uma descarga de energia quando a nicotina atinge a glândula adrenal, liberando a adrenalina - ela aumenta a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, pois contrai os vasos sanguíneos. Assim, o risco de um derrame aumenta, ainda mais para quem tem predisposição genética.
· O monóxido de carbono da fumaça começa a se acumular no sangue, limitando a capacidade do corpo de transportar oxigênio para os órgãos vitais.
· A nicotina atinge o cérebro e as células nervosas respondem, liberando a dopamina, neurotransmissor que causa a sensação de bem-estar.
Depois de 5 minutos
· Conforme os níveis de dopamina voltam ao normal, seu corpo pede outro "barato". Aumenta o risco de dependência (alguns especialistas dizem que a nicotina pode ser tão viciante quanto heroína e cocaína).
· A fumaça do cigarro já se foi, mas seu organismo continua tentando se livrar das substâncias tóxicas pelas 6 ou 8 horas seguintes.
Para sempre
· O presente de despedida do cigarro: alcatrão preto nos pulmões. Essa substância cancerígena vai se acumulando, mesmo que em níveis menores, também em quem fuma ocasionalmente.
Você na mira
Redobre os cuidados: de acordo com a psiquiatra Ana Cecília Roselli Marques, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa sobre Políticas para o Álcool e Outras Drogas, do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as mulheres parecem ser mais vulneráveis a todos os tipos de droga e adoecem mais precocemente. "No caso do tabaco, elas apresentam hoje algumas doenças que antes eram detectadas apenas entre homens, como câncer de pulmão e infarto do miocárdio, além de taxas maiores de câncer de mama"
A fumaça passa pela boca deixando uma película marrom sobre os dentes |
Mas, se você acha que acender um cigarro quando sai com as amigas é inofensivo, precisa ler isto: dez tragadas e 5 minutos são suficientes para 4 mil substâncias químicas invadirem seus órgãos. "Não existe um número que não seja maléfico. Um cigarro já pode ser prejudicial", afirma Lotufo. O impacto das substâncias presentes na fumaça e inaladas é individual, mas todas elas são tóxicas.
Em geral, é isso que acontece no seu corpo:
0 a 10 segundos
· A fumaça passa pela boca deixando uma película marrom sobre os dentes, agride a mucosa da boca e pode levar a uma gengivite no futuro. Gases tóxicos como formaldeído e amônia colocam seu sistema imunológico em alerta, causando uma inflamação na mucosa respiratória.
· Na traqueia, a fumaça do cigarro paralisa temporariamente os cílios que limpam o muco e outras partículas invasoras do sistema respiratório. Ao mesmo tempo, a nicotina passa para a corrente sanguínea pelos milhares de capilares dos pulmões.
· Seu corpo ganha uma descarga de energia quando a nicotina atinge a glândula adrenal, liberando a adrenalina - ela aumenta a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, pois contrai os vasos sanguíneos. Assim, o risco de um derrame aumenta, ainda mais para quem tem predisposição genética.
· O monóxido de carbono da fumaça começa a se acumular no sangue, limitando a capacidade do corpo de transportar oxigênio para os órgãos vitais.
· A nicotina atinge o cérebro e as células nervosas respondem, liberando a dopamina, neurotransmissor que causa a sensação de bem-estar.
Depois de 5 minutos
· Conforme os níveis de dopamina voltam ao normal, seu corpo pede outro "barato". Aumenta o risco de dependência (alguns especialistas dizem que a nicotina pode ser tão viciante quanto heroína e cocaína).
· A fumaça do cigarro já se foi, mas seu organismo continua tentando se livrar das substâncias tóxicas pelas 6 ou 8 horas seguintes.
Para sempre
· O presente de despedida do cigarro: alcatrão preto nos pulmões. Essa substância cancerígena vai se acumulando, mesmo que em níveis menores, também em quem fuma ocasionalmente.
Você na mira
Redobre os cuidados: de acordo com a psiquiatra Ana Cecília Roselli Marques, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa sobre Políticas para o Álcool e Outras Drogas, do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as mulheres parecem ser mais vulneráveis a todos os tipos de droga e adoecem mais precocemente. "No caso do tabaco, elas apresentam hoje algumas doenças que antes eram detectadas apenas entre homens, como câncer de pulmão e infarto do miocárdio, além de taxas maiores de câncer de mama"
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Sol é importante para bebês, com moderação
Especialista diz que as crianças devem tomar sol desde o nascimento, com os devidos cuidados
O verão é sinônimo de férias e, por isso, os pais devem ficar atentos também na hora de levar os bebês e crianças para o litoral, chácaras e demais lugares que os expõem ao sol. Mas para aproveitar os benefícios que ele pode trazer à saúde dos bebês é importante respeitar os horários e tempo de exposição.
Questionado se o sol traz algum malefício para a saúde dos pequenos, o pediatra diz que não há nenhum. “O sol beneficia os bebês e as crianças, pois ele também previne o raquitismo, doença que ocorre por deficiência da vitamina D”, explica. Reibscheid ainda explica que é importante que eles tomem sol para tratar a icterícia (doença caracterizada pela coloração amarelada de pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo).
Segundo o especialista, os pais não devem passar protetor solar antes dos seis meses de vida, pois existem riscos de dermatites, mais conhecidas como alergias da pele. A partir daí, Reibscheid recomenda que os bebês e as crianças utilizem protetor solar fator 50 ou 60. Somente após o pequeno completar um ano poderá ser usado o protetor químico comum.
Marcelo diz que as principais dicas para os pais são: cuidado com o horário, não se esquecer de proteger os olhos com um pano e nunca ultrapassar os vinte minutos por período. Ele também alerta que, caso as recomendações não sejam seguidas, as crianças podem sofrer de queimaduras, desidratação e até mesmo de câncer de pele. Além disso, o pediatra indica que a partir do momento que os bebês puderem usar protetores solares e também o labial, os pais devem reaplicando a cada duas horas ou após sair da água. Outra dica é colocar boné para proteger a cabeça dos bebês.
Atenção também deve ser tomada aos trajes. O especialista diz que eles devem vestir a roupa mais leve possível, e se preciso, os pais podem deixá-los somente de fralda, lembrando sempre das proteções contra os raios ultravioleta. “ Os responsáveis podem abusar do protetor solar, labial, bonés e nunca esquecer de hidratar bem as crianças e fazê-los comer de forma correta e adequada”, indica.
Alimentação e hidratação dos bebês e crianças no verão
Quando o assunto é a alimentação, o pediatra diz que é importante tentar evitar ao máximo que elas consumam alimentos muito gordurosos, expostos ao sol, ou com conservação inadequada. “Nos passeios, o ideal é levar frutas e líquidos bem refrigerados, para oferecer a elas na hora do lanche”, afirma.
As crianças muitas vezes se recusam parar as brincadeiras para se hidratarem, mas, de acordo com o pediatra, é preciso que os pais ou responsáveis sejam incisivos neste momento, pois a desidratação pode ser muito comum entre crianças por conta do calor excessivo.
Seguindo o conselho do especialista é possível que as crianças aproveitem as férias de forma divertida, e os pais, de maneira tranquila.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Aprenda a preparar um suco verde anticelulite
Bebida precisa ser consumida em jejum.
A celulite tem três causas principais: a genética, a inflamação do organismo e a retenção de líquido. Contra a primeira, ainda não é possível brigar. As outras duas têm uma importante arma já utilizada pelos dermatologistas e nutricionistas.
A alimentação pode ser vilã ou aliada dos “furinhos” que ganham ainda mais destaque no verão. Açúcares, farinha branca e fritura, em especial quando são transformados em pães, refrigerantes e doces, podem provocar o surgimento destas imperfeições corpóreas e ainda agravar os que já existem. Por outro lado, os alimentos que têm propriedades anti-inflamatórias e diuréticas são perfeitos tanto para evitar o surgimento da celulite como amenizar os danos.
Sabendo disso, a nutricionista Melissa Santos, do Centro Médico de Especialidades do Paraná, ensina a preparar um suco verde ideal para combater as celulites. Segundo ela, para potencializar os efeitos, é preciso ingerir em jejum. Além da receita, Melissa ainda elege os seis alimentos que devem ser reforçados na dieta de quem decidiu subir no ringue contra a celulite. É só conferir:
O suco:
Ingredientes:
2 folhas de couve orgânica;
1 lima da pérsia;
1 maracujá doce (com a membrana branca que cobre as sementes);
Modo de preparo:
Bate todos os ingredientes no liquidificador e tome em jejum. O suco ajuda na desintoxicação do corpo, e a substância crisina presente na parte branca do maracujá é diurética.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Pesquisa derruba mitos da pílula
Estudo de ginecologista mostra que anticoncepcional auxilia na redução de gordura e aumenta a libido sexual feminina
Estudo do professor de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC Paulista Rodolfo Strufaldi derruba dois dos principais mitos ligados as pílulas anticoncepcionais feminas. A pesquisa realizada desde 2008 com 49 mulheres da região mostrou que a medicação auxilia na redução do colesterol e melhora sensivelmente a libido sexual.
As pacientes foram divididas em dois grupos. O primeiro com níveis baixos de colesterol LDL, considerado ruim, e o segundo com níveis mais elevados desses marcadores cardiovasculares. O uso contínuo do anticoncepcional hormonal oral diminuiu tanto os níveis de gordura total como de colesterol ruim no grupo que apresentava inicialmente esses marcadores elevados. Já as mulheres com bons índices prévios ao estudo não tiveram alteração em relação às gorduras, ou seja, permaneceram com taxas consideradas ideais e não tiveram ganho de peso.
“O estrogêneo, presente na pílula, tem papel direto no metabolismo do fígado e diminui colesterol. Claro que o medicamento não deve ser utilizado por este motivo”, disse Strufaldi. Em relação à libido, os dois grupos foram beneficiados com o uso da pílula contraceptiva. Houve aumento entre 3% e 8% do desejo sexual.
Para o professor, a ideia de que o medicamento engorda e diminui a libido surgiu por conta das altas dosagens hormonais utilizadas na década de 1960. “As fórmulas atuais possuem dez vezes menos hormônios”, afirmou.
As pacientes foram divididas em dois grupos. O primeiro com níveis baixos de colesterol LDL, considerado ruim, e o segundo com níveis mais elevados desses marcadores cardiovasculares. O uso contínuo do anticoncepcional hormonal oral diminuiu tanto os níveis de gordura total como de colesterol ruim no grupo que apresentava inicialmente esses marcadores elevados. Já as mulheres com bons índices prévios ao estudo não tiveram alteração em relação às gorduras, ou seja, permaneceram com taxas consideradas ideais e não tiveram ganho de peso.
“O estrogêneo, presente na pílula, tem papel direto no metabolismo do fígado e diminui colesterol. Claro que o medicamento não deve ser utilizado por este motivo”, disse Strufaldi. Em relação à libido, os dois grupos foram beneficiados com o uso da pílula contraceptiva. Houve aumento entre 3% e 8% do desejo sexual.
Para o professor, a ideia de que o medicamento engorda e diminui a libido surgiu por conta das altas dosagens hormonais utilizadas na década de 1960. “As fórmulas atuais possuem dez vezes menos hormônios”, afirmou.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
O fim das pontas duplas
As pontas duplas aparecem quando a estrutura dos fios está fragilizada. Isso ocorre por diversos fatores, como processos químicos, cloro, água do mar, o desgaste natural dos fios, a poluição, o ar seco, o sol, o vento e o uso de secador e chapinha que também ajudam a fragilizar os fios, fazendo com que as temidas pontas duplas deem o ar de sua graça.
Para eliminar de vez o problema, não tem jeito, é preciso cortar, de preferência a cada dois meses, aproximadamente, dois centímetros dos cabelos.
Por enquanto, a única solução é a tesoura mesmo. Depois, o melhor ainda é apostar na prevenção.
- Reparadores de ponta à base de silicone camuflam as pontas duplas e fazem com que fiquem temporariamente unidas, formando um filme protetor sobre os fios, e tiram o arrepiado. Mas seja econômica para não deixar o cabelo com aspecto sujo e pesado.
- Pentes de madeira com dentes largos e escovas com cerdas naturais são bons aliados.
- Máscaras hidratantes e nutritivas devem ser incluídas na sua rotina de beleza pelo menos quinzenalmente. Utilize filtro solar capilar antes de se expor ao sol.
- Prefira condicionadores que contenham em sua composição proteínas hidrolisadas ou queratina capilar. – Não lave os cabelos com água quente. Dê preferência à água fria ou no máximo morna.
- Se você faz chapinha, descolore, é fã de escova progressiva ou utiliza qualquer tipo de tratamento que agrida os fios, utilize produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.
- Uma boa alimentação pode ser uma forte aliada para a saúde dos cabelos.
- Evite dormir com o cabelo molhado.
Gostou das dicas?
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Para eliminar de vez o problema, não tem jeito, é preciso cortar, de preferência a cada dois meses, aproximadamente, dois centímetros dos cabelos.
Por enquanto, a única solução é a tesoura mesmo. Depois, o melhor ainda é apostar na prevenção.
- Reparadores de ponta à base de silicone camuflam as pontas duplas e fazem com que fiquem temporariamente unidas, formando um filme protetor sobre os fios, e tiram o arrepiado. Mas seja econômica para não deixar o cabelo com aspecto sujo e pesado.
- Pentes de madeira com dentes largos e escovas com cerdas naturais são bons aliados.
- Máscaras hidratantes e nutritivas devem ser incluídas na sua rotina de beleza pelo menos quinzenalmente. Utilize filtro solar capilar antes de se expor ao sol.
- Prefira condicionadores que contenham em sua composição proteínas hidrolisadas ou queratina capilar. – Não lave os cabelos com água quente. Dê preferência à água fria ou no máximo morna.
- Se você faz chapinha, descolore, é fã de escova progressiva ou utiliza qualquer tipo de tratamento que agrida os fios, utilize produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.
- Uma boa alimentação pode ser uma forte aliada para a saúde dos cabelos.
- Evite dormir com o cabelo molhado.
Gostou das dicas?
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
O que você precisa saber sobre o primer
O primer auxilia na fixação da maquiagem
O primer ganhou espaço e já é um dos itens básicos na bolsa de muitas apaixonadas por maquiagem. Uma fina camada do produto, que deve ser aplicado antes de iniciar a produção, forma uma textura aveludada e uniforme no rosto, diminuindo as linhas superficiais e auxiliando na fixação do make.
“Depois de limpar e tonificar a pele é a vez dele. Aplique algumas gotinhas e depois espalhe com esponja”, explica David Bernardino, maquiador do Visage Coiffer, no Rio de Janeiro. Com opções em creme ou líquido, a pré-maquiagem milagrosa também fecha os poros e evita a oleosidade fazendo com que o look dure por mais tempo. “A versão cremosa tem o manuseio mais fácil, é indicada para quem não tem tanta habilidade”, completa.
É possível escolher características específicas, como área dos olhos, definições em HD, fator de proteção solar e até iluminadores – o queridinho de muitas mulheres. “Esse último enfatiza os pontos de luz, como a parte externa da sobrancelha, maça do rosto e ponta do nariz”, explica o maquiador Pablo Weber, do Vimax Beauty Hair, em São Paulo.
Ainda não há substituto na função e os preços do primer podem ser elevados. “Acredito que os produtos com maior proteção solar são melhores para uso diário. Mas logo existirá um que reunirá todos avanços numa só embalagem”, aposta Pablo.
Os segredinhos do primer
- Proporciona textura aveludada na pele
- Nenhum outro produto substitui o primer, nem o hidratante
- Corrige pequenas imperfeições e fecha os poros
- As micropartículas iluminam o visual
- A versão em creme é mais fácil de manusear
- Ajuda a fixar a maquiagem
Aqui na Drogaria São Bento você pode encontrar o Primer HD da Vult, sucesso entre as brasileiras:
O primer ganhou espaço e já é um dos itens básicos na bolsa de muitas apaixonadas por maquiagem. Uma fina camada do produto, que deve ser aplicado antes de iniciar a produção, forma uma textura aveludada e uniforme no rosto, diminuindo as linhas superficiais e auxiliando na fixação do make.
“Depois de limpar e tonificar a pele é a vez dele. Aplique algumas gotinhas e depois espalhe com esponja”, explica David Bernardino, maquiador do Visage Coiffer, no Rio de Janeiro. Com opções em creme ou líquido, a pré-maquiagem milagrosa também fecha os poros e evita a oleosidade fazendo com que o look dure por mais tempo. “A versão cremosa tem o manuseio mais fácil, é indicada para quem não tem tanta habilidade”, completa.
É possível escolher características específicas, como área dos olhos, definições em HD, fator de proteção solar e até iluminadores – o queridinho de muitas mulheres. “Esse último enfatiza os pontos de luz, como a parte externa da sobrancelha, maça do rosto e ponta do nariz”, explica o maquiador Pablo Weber, do Vimax Beauty Hair, em São Paulo.
Ainda não há substituto na função e os preços do primer podem ser elevados. “Acredito que os produtos com maior proteção solar são melhores para uso diário. Mas logo existirá um que reunirá todos avanços numa só embalagem”, aposta Pablo.
Os segredinhos do primer
- Proporciona textura aveludada na pele
- Nenhum outro produto substitui o primer, nem o hidratante
- Corrige pequenas imperfeições e fecha os poros
- As micropartículas iluminam o visual
- A versão em creme é mais fácil de manusear
- Ajuda a fixar a maquiagem
Aqui na Drogaria São Bento você pode encontrar o Primer HD da Vult, sucesso entre as brasileiras:
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Criança pode ter colesterol alto
O problema do colesterol alto não afeta só os adultos. Uma pesquisa da Unicamp descobriu que 4 em cada 10 jovens entre 2 e 19 anos apresentam grande quantidade de gordura acumulada no sangue. O número é alto e, se essa for a situação de seu filho, ele pode ter sérios problemas cardíacos no futuro. Veja como evitar que ele corra esse risco e tire as dúvidas com a nutricionista Alessandra Nunes.
1. O que causa colesterol alto em crianças?
Alimentação inadequada e falta de exercícios físicos. Além disso, pais que já têm esse problema e excesso de peso também contribuem.
2. Qual a diferença entre colesterol bom e ruim?
O colesterol ruim leva a gordura até as nossas células. Já o bom, “varre” a gordura para que ela não prejudique a passagem do sangue.
3. Quais problemas o colesterol pode trazer?
Os homens normalmente têm problemas cardíacos a partir dos 45 anos e as mulheres, a partir dos 55. As pessoas que têm colesterol alto desde a infância correm o risco de sofrer um infarto até 10 anos mais cedo do que essa média.
4. Meu filho pode ter esse problema?
Só é possível ter certeza por meio de um exame de sangue. Ele deve ser feito a cada seis meses ou um ano. E fique atenta, porque a criança magra também pode sofrer desse mal.
5. Com quantos anos é preciso começar a fazer os exames?
A recomendação da Associação Brasileira de Cardiologia é começar logo com 2 anos de idade.
6. O que ele está comendo de errado?
Frituras, leite integral, carnes com gordura, salgadinhos, presunto, mortadela, queijo amarelo e comida congelada. É melhor evitar tudo isso.
7. E o que é bom comer?
As fibras auxiliam no controle do colesterol. Por isso, coloque mais saladas, frutas e produtos integrais (pães, arroz, aveia) no cardápio dos pequenos. Chocolate amargo e azeite também ajudam. Fazer exercícios físicos é básico.
M de Mulher
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
1. O que causa colesterol alto em crianças?
Alimentação inadequada e falta de exercícios físicos. Além disso, pais que já têm esse problema e excesso de peso também contribuem.
2. Qual a diferença entre colesterol bom e ruim?
O colesterol ruim leva a gordura até as nossas células. Já o bom, “varre” a gordura para que ela não prejudique a passagem do sangue.
3. Quais problemas o colesterol pode trazer?
Os homens normalmente têm problemas cardíacos a partir dos 45 anos e as mulheres, a partir dos 55. As pessoas que têm colesterol alto desde a infância correm o risco de sofrer um infarto até 10 anos mais cedo do que essa média.
4. Meu filho pode ter esse problema?
Só é possível ter certeza por meio de um exame de sangue. Ele deve ser feito a cada seis meses ou um ano. E fique atenta, porque a criança magra também pode sofrer desse mal.
5. Com quantos anos é preciso começar a fazer os exames?
A recomendação da Associação Brasileira de Cardiologia é começar logo com 2 anos de idade.
6. O que ele está comendo de errado?
Frituras, leite integral, carnes com gordura, salgadinhos, presunto, mortadela, queijo amarelo e comida congelada. É melhor evitar tudo isso.
7. E o que é bom comer?
As fibras auxiliam no controle do colesterol. Por isso, coloque mais saladas, frutas e produtos integrais (pães, arroz, aveia) no cardápio dos pequenos. Chocolate amargo e azeite também ajudam. Fazer exercícios físicos é básico.
M de Mulher
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Assinar:
Postagens (Atom)