O problema do colesterol alto não afeta só os adultos. Uma pesquisa da Unicamp descobriu que 4 em cada 10 jovens entre 2 e 19 anos apresentam grande quantidade de gordura acumulada no sangue. O número é alto e, se essa for a situação de seu filho, ele pode ter sérios problemas cardíacos no futuro. Veja como evitar que ele corra esse risco e tire as dúvidas com a nutricionista Alessandra Nunes.
1. O que causa colesterol alto em crianças?
Alimentação inadequada e falta de exercícios físicos. Além disso, pais que já têm esse problema e excesso de peso também contribuem.
2. Qual a diferença entre colesterol bom e ruim?
O colesterol ruim leva a gordura até as nossas células. Já o bom, “varre” a gordura para que ela não prejudique a passagem do sangue.
3. Quais problemas o colesterol pode trazer?
Os homens normalmente têm problemas cardíacos a partir dos 45 anos e as mulheres, a partir dos 55. As pessoas que têm colesterol alto desde a infância correm o risco de sofrer um infarto até 10 anos mais cedo do que essa média.
4. Meu filho pode ter esse problema?
Só é possível ter certeza por meio de um exame de sangue. Ele deve ser feito a cada seis meses ou um ano. E fique atenta, porque a criança magra também pode sofrer desse mal.
5. Com quantos anos é preciso começar a fazer os exames?
A recomendação da Associação Brasileira de Cardiologia é começar logo com 2 anos de idade.
6. O que ele está comendo de errado?
Frituras, leite integral, carnes com gordura, salgadinhos, presunto, mortadela, queijo amarelo e comida congelada. É melhor evitar tudo isso.
7. E o que é bom comer?
As fibras auxiliam no controle do colesterol. Por isso, coloque mais saladas, frutas e produtos integrais (pães, arroz, aveia) no cardápio dos pequenos. Chocolate amargo e azeite também ajudam. Fazer exercícios físicos é básico.
M de Mulher
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário