sexta-feira, 29 de junho de 2012

20 dicas de como evitar o desperdício de alimentos

Uma pesquisa mostrou que o povo brasileiro é o mais preocupado com o desperdício de alimentos. Muitas vezes as "sobras" podem render pratos diferentes e criativos num país em que milhares de pessoas ainda morrem de fome.

As estatísticas de desperdício no mundo mostram números absurdos de alimentos que são jogados fora. Nos estados unidos, as famílias chegam a desperdiçar 600 dólares somente com as frutas desperdiçadas. No Brasil a situação é semelhante e, segundo dados do Insituto Akatu, aproximadamente um terço de tudo o que é comprado vai direto para o lixo.

Uma das melhores formas de usar o alimento em sua totalidade é pensar em diferentes maneiras de aproveitá-lo.

Legumes

- Não misture as extremidades aparadas de cebola, cenoura, aipo ou pimentas. Armazene-as no congelador, e depois de ter uma boa quantidade guardada, adicione-as em uma panela grande com alguns copos de água e faça um caldo de legumes caseiro. Esta é também uma grande utilidade para núcleos de repolho e espigas de milho.

- Se você tiver que dividir parte de uma cebola ou pimenta para uma receita, não perca o resto. Desmonte-a e armazene no freezer para a próxima vez que você precisar.

Sopas são boa forma de reaproveitar legumes.Sopas são boa forma de reaproveitar legumes.- Restos de vegetais podem ser transformados em sopa no dia seguinte. Coloque os vegetais em um liquidificador, junto com o caldo ou água suficiente para misturar e cozinhe.

- Folhas de aipo geralmente são jogadas fora. Mas há muito sabor nestes alimentos. Corte-os e adicione a um bolo de carne, sopas, ou ensopados.

- Muitas abobrinhas? Faça bolo de abobrinha, pães ou muffins. Se você não quer comer o pão agora, asse-o e congele. Depois descongele quando sentir vontade.

Frutas

- Faça smoothies de frutas antes que estraguem. Bananas e melões são grandes candidatos a esta ideia.

- A geléia é outra opção, fácil de fazer, e que pode ser mantida por até um ano se você processar os frascos em um banho de água quente. Se você não fizer a parte do processamento, a geléia pode ser mantida na geladeira por um mês, o que é muito mais do que as frutas teriam durado.

- Desidratar as frutas e armazená-las no congelador ou em recipientes hermeticamente fechados é outra sugestão eficiente que prolonga a vida útil destes alimentosw.

- Faça uma grande salada de frutas ou "frutas no espeto" para os seus filhos. Por alguma razão, eles parecem comer mais fruta se elas se apresentam em formas "extravagantes".

- Faça uma torta de fruta. Monte e asse-a agora, ou deixe-a crua e armazene no congelador para uma sobremesa rápida.

Pães, grãos e massas

- Faça croutons, torradas ou farinha de rosca com os pães velhos.

- Congele o pão restante. Desta forma, você sempre terá pão ou croutons à mão quando precisar, ao invés de usar o pão fresco.

- Os pães também podem ser usados em sopas. Ao serem dissolvidos eles ajudam a engrossar caldo.

- Quando o assunto é massas, elas também podem ser aproveitadas em sua totalidade. Os pequenos pedaços quebrados de massa, que normalmente sobram no fundo das embalagens podem ser misturados com arroz ou legumes, para fazer um prato simples e rápido.

- Os restos de aveia podem não ser suficientes para uma refeição, mas são ótimos complementos para um iogurte.

Não desperdice uma gota

- Se sobrou café na garrafa, congele-o em formas de gelo. Use os cubinhos para fazer café gelado ou resfriar um café que está muito quente, sem diluí-lo. Você pode fazer o mesmo com sobras de chá.

- Resto de vinho pode ser usado para dar sabor a alguns alimentos.

- Não jogue fora restos de suco. Adicione-o a molhos para salada.

- Para não perder as frutas, faça um suco concentrado e coloque no freezer em uma forma. Quando sentir sede basta misturar três ou quatro cubinhos a água, adoçar e beber.

- Para aproveitar o resto de mel que ficou no fundo do frasco, adicione um pouco de limão espremido e agite. O suco de limão vai soltar o mel, e você tem um complemento perfeito para uma xícara de chá.


 Drogaria São Bento, Confiança Incomparável. 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Supra Mais+

Só na Drogaria São Bento você tem Supra Mais+
A vitamina de todos os dias




Drogaria São Bento, Confiança Incomparável.

S.O.S. calor: aprenda 5 sucos gostosos, refrescantes e que cuidam da sua beleza!

Nos dias de calor, nada melhor do que um suco geladinho e gostoso, né? Além de refrescarem, as delícias são hiper nutritivas, hidratam e dão aquele pique para trabalhar e ir à academia.

 

Quer mais benefícios? Algumas receitas são turbinadas com ingredientes certeiros que cuidam da sua beleza. Dá para deixar a pele mais firme, manter o bronzeado por mais tempo e até dar aquela desinchada na barriga. Veja abaixo como fazer em casa cinco sucos poderosos ensinados por Cau Saad, personal trainer especializada em nutrição esportiva, de São Paulo.

Dica: tome cada suco pelo menos três vezes por semana e procure não coar para não perder as fibras e propriedades.

Suco diurético
O poder deste suco está concentrado na ação diurética do pêssego e nos antioxidantes power encontrados na melancia e na romã.
Você vai precisar de:
- 1/4 de melancia sem casca
- 1 pêssego
- 1/2 romã
Corte a melancia e o pêssego (com casca). Bata no liquidificador. Retire as sementes da romã e misture com o suco.

Suco anti-inchaço
O abacaxi e o salsão têm efeito diurético, ou seja, facilitam a perda de líquido do corpo e, consequentemente, diminuiem o inchaço, principalmente na barriga. Já as ervas, como a hortelã, potencializam ainda mais o efeito!
Você vai precisar de:
- 1 fatia fina de abacaxi sem casca
- 1 talo de salsão com folhas
- 1 colher de sopa de folhas de hortelã
- 1 copo de 250ml de água gelada
Bata tudo no liquidificador ou centrífuga e finalize com adoçante e cubos de gelo.

Suco anti-celulite
Além de ser um suco energético, diurético e rico em betacaroteno, que deixa a pele bonita, ele também ativa a circulação do corpo, amenizando o aspecto “casca de laranja” da celulite.
Você vai precisar de:
- 1/2 beterraba picada
- 1/2 colher de sopa de salsa picada
- 1 folha de couve picada
- 1/2 maçã com casca e sem sementes
- 1 xícara de chá de água gelada
Bater tudo no liquidificador e beber em seguida.

Suco firmador
A romã é um alimento rico em ativos antioxidantes, que deixam a pele mais firme e retardam o envelhecimento. Já a quinoa, o gérmen de trigo e a aveia atuam na formação de colágeno.
Você vai precisar de:
- 1 xícara de romã
- 1/2 copo de suco de laranja
- 1/2 cenoura crua
- 1 colher de sobremesa de flocos de quinoa
- 1 colher de chá de flocos de aveia
- 1 colher de chá de gérmen de trigo
Preparo: misture a quinoa, a aveia e o gérmen de trigo com um pouco de água e reserve. Bata a romã e a cenoura com um pouco de água, coe e leve esse suco novamente ao liquidificador. Acrescente o suco de laranja e a mistura de flocos.

Suco do bronzeado
Rico em betacaroteno, o suco estimula a produção de melanina, o pigmento que dá cor a nossa pele, e reforça o bronze. A delícia também é fonte de vitamina A, que regenera o tecido da pele, deixando-a ainda mais bonita e protegida. Tome de duas a três vezes por semana e comece 15 dias antes de descer para o litoral.
Você vai precisar de:
- 1 copo pequeno de suco de laranja
- 1/2 beterraba crua
- 1 cenoura media
Bata a cenoura e a beterraba no liquidificador ou na centrífuga e, em seguida, misture com suco de laranja. Adoce, se necessário, e acrescente cubos de gelo.

Drogaria São Bento, Confiança Incomparável.

terça-feira, 26 de junho de 2012


Ter saúde é bom
Ter Mais+ saúde é ainda melhor
Amanhã você saberá.....

quinta-feira, 21 de junho de 2012

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Aposte no arroz integral para reduzir a gordura abdominal


Uma fina casca — para os olhos, essa é a única diferença entre o arroz integral e o branco. Para o corpo, no entanto, esse detalhe é fonte de inesgotáveis benefícios, que vão do controle do diabete à redução da gordura abdominal. Pelo menos essa é a conclusão de uma pesquisa feita por nutricionistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, que analisaram a dieta de 2 800 pessoas. Entre elas, as que consumiam três ou mais porções de cereais integrais diariamente — e não abusavam dos refi nados — tinham até 10% menos gordura visceral, aquela que se deposita barriga adentro e recobre órgãos como pâncreas, intestino e fígado. À primeira vista, a redução pode parecer pequena, mas as vantagens são imensas.

arrozA começar pela barriga, que dá uma enxugada. Em consequência, o coração é beneficiado: células gordurosas mais murchas significam menos inflamação nas artérias e, claro, menos trabalho para fazer o sangue circular. “Sem contar que, nos últimos anos, a ciência provou que a distribuição da gordura no corpo é importante para determinar o risco cardiovascular”, explica José Renato das Neves, cardiologista do Hospital Samaritano de São Paulo. “Pessoas que nem sequer têm peso elevado, mas apresentam a adiposidade nas vísceras ou órgãos internos, apresentam um risco maior.” Junto a tantas vantagens, existe ainda a menor probabilidade de aparecimento de tumores, como o de mama.

Agora resta a pergunta: como essa casquinha, que parece tão insignificante, consegue resultados tão surpreendentes? “A resposta está no seu teor de fibras. Quanto maior seu valor, menor é a quantidade de glicose e lipídios absorvidos. Esses fatores são importantes para evitar a deposição de gordura intra-abdominal”, esclarece Rosana Radominski, endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). É que as fibras formam uma espécie de goma quando entram em contato com a água e, assim, tornam a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar proveniente dos alimentos seja assimilado aos poucos. Se não fosse dessa forma, aumentaria a produção de insulina, hormônio responsável por mandar a glicose para dentro das células. Só que, em excesso, ele infla os pneus da barriga e, ainda, abre caminho para o diabete.

Quem come arroz diariamente costuma se alimentar de maneira mais saudável em todas as refeições — e aí o corpo agradece com todas as suas forças. Ao analisar dados de 1999 a 2004 sobre a dieta de mais de 25 mil crianças e adultos, pesquisadores americanos constataram que nos apreciadores desse cereal não havia carência de nutrientes essenciais para o organismo, como ácido fólico, potássio e outras vitaminas do complexo B. Muito pelo contrário.

O estudo, realizado por uma empresa de consultoria alimentar, baseou-se no National Health and Nutrition Examination Survey, um levantamento feito periodicamente pelo governo dos Estados Unidos. O resultado mostrou ainda que os consumidores regulares de arroz têm menor propensão a acumular quilos extras, 34% menos risco de hipertensão e 27% menos probabilidade de aumento na circunferência abdominal. “O arroz em si, principalmente o integral, é considerado uma boa fonte de fibras alimentares, de vitaminas do complexo B e de minerais”, confirma a nutricionista Patrícia Ramos, coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Bandeirantes, na capital paulista. “A longo prazo, sua ingestão diminui mesmo o risco de diversas doenças.”

Os tipos integral e parboilizado também ganham destaque pelos teores de metionina, um aminoácido essencial que evita a queda dos cabelos e hidrata pele e unhas. “Sem contar que a metionina é precursora de um neurotransmissor, a serotonina”, conta Patrícia. Essa substância é uma espécie de antidepressivo natural. O aminoácido ainda auxilia na redução do colesterol e afasta a fadiga crônica. Com tantos benefícios, é triste saber que o cereal deixou de ser o preferido dos brasileiros na hora do almoço e do jantar. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE) divulgado no fi nal do ano passado, hoje consumimos cerca de 40% menos arroz do que no início dos anos 2000. Mas, justiça seja feita, ele merece dar a volta por cima — e retornar para a sua mesa, principalmente na versão integral, é claro. “O ideal é ingerir o alimento na maioria das refeições”, sugere a nutricionista Renata Garrido, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo. “Não há uma recomendação mínima, mas o correto é substituir o branco e incluir o integral aos poucos. Mas, como esse é um hábito novo para boa parte da população, o mínimo consumido já é válido”, conclui. Bom apetite!


Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Lançamento: Tegum



Tegum é uma emulsão à base de óleo de andiroba que alimenta a pele respeitando a natureza do tecido epitelial. Tegum repõe proteínas e vitaminas que combinadas com a ação antiinflamatória do óleo de andiroba, ajudam a combater problemas naturais da pele, restaurando sua textura e brilho naturais.
 
Ele é indicado para o tratamento em casos de rachaduras (frequentes na região do calcanhar), queimaduras de sol e ressecamentos (casos como pernas e cotovelos). Sua excelente absorção e o seu cheiro característico são resultados da presença de óleos vegetais e componentes, como o Óleo de Andiroba, que alimentam a pele de uma forma natural.
 
Encontre Tegum em nossas lojas especializadas em dermocosméticos.
 
 
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Follow @rede_saobento