segunda-feira, 28 de maio de 2012

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O esporte ideal para você


Já faz um bom tempo que nós, mulheres, estamos brilhando também nos campos de futebol, nas ondas do mar, nas redes de vôlei e nos tatames das artes marciais.

Segundo o Dr. Ricardo Cury (ortopedista e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho) o que ainda existe é um preconceito cultural em relação à prática de esportes: "Muita gente cresce ouvindo que futebol é só para os meninos e que dança é coisa de menina. Do ponto de vista da medicina e do esporte, levando-se em conta o a constituição física de cada um, a altura, o peso, a massa muscular, praticar esportes é altamente benéfico para o ser humano".

O esporte ideal para você.O que existe é a limitação da idade, problemas de saúde, etc. "Qualquer esporte pode ser praticado pelas mulheres, mesmo as que são consideradas sedentárias*, desde que passem por uma avaliação médica e recebam orientações e programas personalizados", assegura o Dr. Cury.

De acordo com recente estudo mundial de medicina esportiva, focado na saúde, o ideal é praticar uma atividade aeróbica moderada (como uma caminhada rápida) durante 30 minutos, cinco vezes por semana; ou uma atividade mais intensa (como a corrida) por 20 a 30 minutos, três vezes por semana. Essa quantidade é suficiente para garantir muito bem estar, perder ou controlar o peso e diminuir os riscos de doenças como diabetes ou do coração.

Se você gosta de esportes, ótimo! Procure uma boa orientação para trabalhar todo o corpo (tem esportes que exigem mais pernas, outros mais braços) juntamente com a musculação para evitar lesões e repor as perdas musculares que costumam ocorrer após os 40 anos.

Antes de qualquer atividade física é necessário fazer um aquecimento e deixar o alongamento para depois. O esporte diminui o estresse, melhora a qualidade do sono, a disposição, o humor e esteticamente, então, faz maravilhas!

Dove

Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Faça parte de nossa equipe

A Drogaria São Bento está chegando na cidade de Lucas do Rio Verde, venha fazer parte da nossa equipe, vagas disponíveis para FARMACÊUTICO, BALCONISTAS DE FARMÁCIA E OPERADORES DE CAIXA, os interessados devem encaminhar o currículo para recrutamento@saobentoms.com.br



Drogaria São Bento Cuidar de VOCÊ faz bem.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Abraço gera bem-estar, conforto e ainda combate o estresse

O gesto é a maneira mais universal de manifestar apoio e carinho

Está para ser criado gesto tão significativo quanto o abraço. Ao mesmo tempo em que conforta e protege, ele proporciona uma sensação prazerosa a quem envolve e é envolvido. O ato ativa as regiões temporais e frontais do cérebro, que são ligadas ao prazer.

Segundo a neurologista Sonia Brucki, vice-coordenadora do departamento de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Associação Brasileira de Neurologia, o abraço faz com que o cérebro libere dopamina e serotonina, hormônios do prazer. "Você estabelece uma empatia com a pessoa, percebe o sentimento dele. Isso dá uma sensação prazerosa", explica.

O abraço também é uma ótima alternativa para sanar o grande mal moderno: o estresse. Estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, indica que abraçar diminui os níveis de cortisol e a norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse, além de diminuir a pressão sanguínea, o que previne doenças cardíacas. O aumento da taxa de uma substância chamada oxitocina também é notável. Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica: ou seja, quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada. 

Portanto, embora não combata diretamente as causas do estresse - sejam elas vindas de problemas familiares, do trabalho, entre outras -, o abraço acolhe a pessoa de tal forma que pode melhorar, e muito, a disposição e a maneira de encarar os problemas.

Outro mal da mente a ser tratado com ajuda do abraço é a depressão que, hoje, é a maior causa da diminuição da expectativa de vida do brasileiro, segundo recente estudo publicado pelo periódico Lancet. De acordo com a psicóloga Glauce Assunção, do Hospital São Camilo, o depressivo tende a não ver saídas e, com o abraço, ele pode se sentir acolhido, por causa da boa sensação proporcionada pelo toque. "Mesmo não sendo a cura, esse apoio e amparo são necessários para que o depressivo se sinta seguro. É um reforço ao tratamento", afirma.

Abrace sua família


Glauce afirma, no entanto, que as pessoas se abraçam pouco hoje em dia. O distanciamento não está presente apenas em meios externos, como o escolar ou corporativo, mas também dentro dos lares. Segundo a psicóloga, a raridade do abraço no âmbito familiar causa até estranhamento na criança que, sem o hábito de abraçar, acaba recebendo esse conforto de outra pessoa. O ideal é que as pessoas consigam, em casa, pelo menos um abraço todos os dias. Isso reduz significativamente os atritos na família, como uma bandeira branca.  
Ela também lembra que o abraço faz com que a criança se sinta protegida e acolhida, sensação mais do que necessária na infância. "O abraço ficou cada vez mais distante. Hoje em dia, as crianças sentem falta disso. O pequeno chega em casa, já vai ao computador, enquanto a mãe vai à cozinha fazer a janta. A criança fica desprotegida", diz Glauce. Abraçar o pequeno o fará uma pessoa mais segura - imagem que ele transmitirá fora de casa.

O gesto também é imprescindível entre o casal. Quando o assunto é envolvimento sentimental, a psicóloga afirma que abraçar é um ato mais forte que beijar. "Ele reforça os relacionamentos, reduz as diferenças. O abraço acalma e é mais significativo que um beijo na boca ou no rosto."

Melhore o dia de alguém

Para melhorar o dia de uma pessoa, não é necessário muito esforço, apenas um abraço. Faça o teste: experimente abraçar alguém que você tenha algum carinho e perceba como o sorriso dessa pessoa muda. Ela se sentirá importante, protegida e com mais disposição. "Quem abraça é capaz de sentir o outro, combate suas tristezas, incertezas. Você sustenta as lágrimas da pessoa, lhe dá sensação de conforto", reforça Glauce. No entanto, nem pense em sair abraçando qualquer um. Abraçar por abraçar, sem intimidade real, pode causar efeitos contrários. "Se for forçado, você não se sentirá bem porque, quando você abraça, você recebe de volta, esse toque é mútuo. Não adianta dar algo falso", argumenta a psicóloga.


Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

segunda-feira, 21 de maio de 2012


Incremente sua dieta com farinha de beringela

Pesquisas indicam que o fruto pode favorecer a redução de peso e prevenir doenças cardiovasculares


Pesquisadores brasileiros indicam que a beringela pode trazer ótimos benefícios para quem está em busca da boa forma. Um estudo realizado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro e da Faculdade de Medicina da UFRJ aponta que o consumo da polpa e da casca do fruto triturados e torrados contribui para a redução de peso e para a diminuição dos fatores de risco de doenças cardiovasculares.
Sendo assim, consumir a farinha da beringela – estado em que o fruto se encontra desidratado e torrado – seria a melhor maneira de aproveitar os benefícios. “Ainda estamos fazendo análises químicas na farinha de beringela, mas já dosamos o teor de fibras, que é muito alto”, afirma Glorimar Rosa, coordenadora do projeto de pesquisa e professora adjunta de Nutrição Clínica do Instituto. Os pesquisadores acreditam que esse alto teor de fibras cause uma sensação de saciedade por tempo prolongado e favoreça a perda de peso.

O estudo piloto foi realizado com mulheres obesas com idade entre 44 e 55 anos. Durante dois meses, as voluntárias – divididas em dois grupos diferentes – seguiram uma dieta de baixo teor calórico. Em um dos grupos, os pesquisadores requisitaram o consumo diário de 14 gramas de farinha de beringela.

No grupo de voluntárias que ingeriu a farinha do fruto foi possível constatar diversas alterações, como a redução do excesso de gordura no abdômen, a diminuição da concentração de ácido úrico no sangue e uma queda nos índices de triglicerídeos, colesterol total, LDL-colesterol e VLDL colesterol também presentes no sangue.

O próximo passo da pesquisa é ampliar o número de participantes e estender o acompanhamento por um período de três meses.
Mesmo tendo seus benefícios comprovados, a farinha de beringela não deve ser usada como único recurso na busca da perda de peso. Como todo alimento funcional, a farinha tem o poder de potencializar os efeitos de uma dieta balanceada e da prática regular de exercícios físicos, que são fundamentais para um corpo saudável.

 
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O açúcar pode torná-lo menos inteligente?

Pesquisa sugere que o consumo excessivo de frutose pode afetar o raciocínio e a memória.

 O remédio ainda pode ser o bom e velho ômega-3 


Sem meias palavras: o excesso de açúcar pode torná-lo estúpido. Uma pesquisa recente sugere que o consumo descuidado de frutose pode afetar tanto o raciocínio quanto a memória evocativa — a sua capacidade de “lembrar-se das coisas”. A conclusão segue um estudo conduzido em laboratório, no qual compararam-se o xarope de milho — seis vezes mais “doce” que o açúcar de cana” — ao ácidos graxos ômega-3, conhecidos por auxiliar na memória e no aprendizado.

O experimento tomou dois grupos de ratos: um deles alimentado com uma dieta de açucares, o outro de forma saudável. Durante o estudo, recentemente publicado no Journal of Physiology, os pesquisadores da Universidade da Califórnia fizeram com que ambos os grupos tivessem que atravessar um labirinto provido de marcas, para que pudessem apreender o caminho.

Seis semanas depois, após a aplicação das dietas, os ratos foram novamente submetidos ao labirinto, a fim de testar as suas habilidades de rememorar o percurso correto. Conforme afirmou o coautor do projeto, Fernando Gomez-Pinilla, ao site Dailymail, o grupo de ratos alimentado apenas com açúcar foi consideravelmente mais lento, apresentando óbvio declínio cerebral.

Segundo ele, “uma dieta rica em frutose altera, ao longo do tempo, as habilidades do seu cérebro de aprender e rememorar informações”. A boa notícia? Nozes e peixes (como o salmão) podem evitar a estupidez coletiva. “Adicionar os ácidos graxos ômega-3 às suas refeições podem minimizar os danos”, disse Gomez-Pinilla, ressaltando que a conclusão não vale para a frutose naturalmente encontrada nas frutas, as quais contêm “valiosos antioxidantes”.


Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Asma: o ideal é que se trate entre as crises, diz especialista


Carpetes, cortinas, casa pouco iluminada. Um verdadeiro paraíso para os ácaros e um drama para crianças e adultos com asma – doença inflamatória crônica, que causa falta de ar, chiado no peito e cansaço. Durante uma crise de asma, a pessoa sofre com uma falta de ar tão angustiante que leva ao desespero. A doença não tem cura, mas há tratamento para controlá-la. Existem dois tipos da doença: a alérgica e a não alérgica, ou seja, a pessoa pode desencadear a asma somente em situações específicas, como na gripe.
Segundo a pneumologista e responsável pelo Ambulatório de Asma do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Silvana Elena Romano, a doença também pode ser emocional. “Isso é muito comum em adolescente com asma. Quando ele vai fazer uma prova, acaba desencadeando uma crise porque está nervoso quando irá realizar a avaliação”, explica.

O tratamento da asma é feito com remédios antiinflamatórios e com broncodilatadores inalatórios, as populares bombinhas. “O mais importante é não deixar o paciente entrar em crise. Recebo muitos pacientes que nunca se trataram e só se tratam nas crises. Asma não se trata nas crises e, sim, entre as crises, para que o paciente não chegue a ela. Porque, à medida que ele não trata, a doença piora. Então, a medicação que estamos usando atualmente é a de longa duração: os broncodilatadores, os corticóides de longa duração, que têm uma rápida ação de 15 a 20 minutos e durabilidade de três a quatro horas”, ressalta Silvana.

A pneumologista Silvana indica que os pacientes com asma realizem atividades físicas. “O paciente asmático deve fazer exercício físico quando a doença está controlada. Qualquer exercício para asmático é bom. É mito dizer que natação é a única mais indicada. Tem pessoas que detestam água. Por isso, tem que fazer o que gosta e que se sinta bem: caminhada, bicicleta, natação, alongamento e pilates, por exemplo”, diz. Ela destaca, ainda, que pode acontecer de a asma se originar durante a atividade física, e que a orientação é o uso do broncodilatador antes do exercício.

A fisioterapeuta Taynara de Almeida sofre de asma desde criança. Ela tem alergia a ácaro, poeira, pêlos e ar condicionado. Já fez tratamento medicamentoso e agora controla a doença com broncodilatadores duas vezes ao dia. Ela diz que a maior dificuldade que encontra por causa da doença é justamente na realização de atividades físicas. Ela destaca que encontrou na fisioterapia a melhora do seu condicionamento físico. “Eu não tenho um condicionamento tão bom quanto uma pessoa que não tem asma. Eu não consigo correr, por exemplo, percursos longos, pois já me cansa, principalmente na época do frio, da seca. E aí a fisioterapia me ajudou a aumentar o condicionamento físico cardiopulmonar, porque trabalho meus batimentos cardíacos e com isso consigo ter um condicionamento maior”, explica.

Taynara afirma que, na maioria das crises, precisa correr para uma Unidade Básica de Saúde com urgência. “Nas minhas crises, sempre corri para o Sistema Único de Saúde (SUS) e não tenho o que reclamar. Sempre fui atendida de forma rápida, nem passando pela triagem, porque quem está com crise de asma tem prioridade”, destaca.

Pacientes que sofrem de asma vão poder retirar de graça três remédios para a doença no Farmácia Popular. Antes, o paciente retirava os remédios com até 90% de desconto, mas agora eles são de graça. No Brasil cerca de 7% da população sofre de asma, bronquite asmática ou bronquite crônica. Os remédios de graça no Farmácia Popular fazem parte da Ação Brasil Carinhoso, lançando nesta semana pela Presidenta da República, Dilma Rousseff. Devem ser beneficiados até 800 mil pacientes por ano.

Mônica Plaza / Blog da Saúde



Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Drogaria São Bento realiza entrega de cadeira de rodas em Campo Grande

Em parceria com o Programa Picarelli realizamos hoje uma entrega de cadeira de rodas para o Sr. Jorge, morador do bairro Jd. Columbia.

A Drogaria São Bento se orgulha em contribuir com a melhora da qualidade de vida da população campo-grandense.



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Medicamentos na bagagem? Veja qual pode e qual não pode

Sabemos que todas as malas que entram e saem do Brasil passam pela alfândega, uma maneira do governo ter controle do que está sendo movimentado e cobrar os tributos que forem necessários. Mas, ao chegar ao nosso país, as bagagens também passam por um controle sanitário onde produtos relacionados à saúde das pessoas são analisados. Dentre esses estão: medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos de limpeza e materiais ou equipamentos médicos. Se você leva qualquer um desses na sua mala ao viajar, fique atento às regras para não ter nenhum produto interditado no aeroporto!

De acordo com as regras da Anvisa, produtos para uso próprio são dispensados do controle sanitário. Estes produtos são aqueles que estão na quantidade certa para a duração do seu tratamento e não tem finalidade comercial ou prestação de serviço para terceiros. Ou seja, aquele remédio que você comprou no exterior para sua mãe não está nessa categoria e pode ser interditado. É importante possuir em mãos a receita médica ou a prescrição para uso do medicamento que está na bagagem. Essa é uma maneira de comprovar que aquele remédio é seu e você tem autorização para usá-lo.

No caso de medicamentos controlados, como tarja preta e antibióticos, é importante se certificar que o uso do medicamento comprado no exterior é autorizado no Brasil. A dica de ter em mãos a prescrição médica é quase uma obrigatoriedade nesses casos, então a tenha sempre com você se carrega esse tipo de produto nas suas viagens.

Uma autorização prévia da Anvisa é necessária para trazer produtos biológicos para fins terapêuticos, como tecidos, células e sangue, para o Brasil.

Se os produtos de saúde não possuírem identificação nas embalagens originais, eles são proibidos de entrar ao nosso país. Certifique a sua bagagem para não enfrentar problemas inesperados no aeroporto!

Você pode conferir o vídeo feita pela Anvisa que fornece todas as orientações sobre a entrada de produtos no Brasil clicando aqui.  Ele será exibido em voos internacionais e em aeroportos de todo país.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a Anvisa pelo telefone 0800 642 9782 ou acesse o portal da Anvisa.

Boa viagem!


Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Follow @rede_saobento