A Drogaria São Bento, com objetivo de proteger os consumidores e o meio ambiente dos riscos de medicamentos vencidos, criou a campanha DESTINO CONSCIENTE, lançada no final de 2011. A campanha vem obtendo o êxito esperado, conscientizando os consumidores a descartar medicamentos vencidos sem prejudicar o meio ambiente.
Dando continuidade à campanha, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Paulo Siufi (PMDB), fará a entrega simbólica de medicamentos vencidos nesta sexta-feira (10), para sensibilizar a população da importância de dar a destinação correta de remédios vencidos. Paulo Siuf é autor da Lei Complementar nº 168/10, que autoriza o Poder Executivo a implantar pontos de entrega voluntária de medicamentos vencidos e institui a política de informação sobre os riscos ambientais causados pelo descarte incorreto desses produtos, no âmbito do município de Campo Grande. A entrega simbólica será realizada na filial da Rede localizada na Avenida Afonso Pena 3372, em frente a Prefeitura Municipal.
Pesquisa recente a respeito do descarte de medicamentos vencidos trouxe um grande preocupação, para as autoridades e para a população em geral. A pesquisa aponta que 70% dos consumidores não se livram desses medicamentos de forma correta. O que fazer com o que sobrou quando o tratamento acaba mas o remédio não? Sete em cada dez consumidores jogam medicamentos vencidos no lixo comum, de acordo com o estudo da Faculdade Oswaldo Cruz – especialista em cursos na área de saúde, o que é uma atitude perigosa. Alguém pode encontrar e usar esse remédio vencido.
A campanha DESTINO CONSCIENTE, criada pela Rede São Bento, tem como objetivos: evitar que os clientes mantenham medicamentos sem condições de uso em casa; conscientizar a população que o uso do medicamento vencido causa danos á saúde; fazer a triagem e levantamento de dados dos medicamentos vencidos com a parceria dos acadêmicos do Curso de Farmácia da Universidade Anhanguera-UNIDERP.
Participar da campanha será muito simples: o consumidor deve separar seus medicamentos vencidos conservando-os dentro da caixa original. Em seguida deve entregar esses medicamentos em mãos para um farmacêutico nas lojas da Drogaria São Bento cadastradas. Pronto, está feito o descarte com destino consciente.
A partir dessa fase, a Drogaria São Bento se encarregará de entregar os medicamentos a uma empresa especializada em coleta e destinação final de resíduos que transportará os medicamentos vencidos para tratamento técnico em incinerador licenciado. Agindo dessa forma, seus medicamentos vencidos não prejudicarão sua saúde nem o meio ambiente.
“Estamos fazendo nossa parte na questão do descarte de medicamentos, oferecendo um projeto que pode resolver em parte esse grave problema em Campo Grande. É necessário o envolvimento de todos os elos da cadeia frama nesse processo – consumidores, dispensadores, distribuidores e fabricantes – no esforço de se dar uma destinação consciente aos medicamentos vencidos”, conclui Luiz Fernando Buainain, diretor da Rede de Drogarias São Bento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário