O licopeno, um carotenoide presente nos tomates, demonstrou ser capaz de retardar o crescimento e até mesmo eliminar as células do câncer de próstata.
O composto foi estudado pela equipe da Dra. Mridula Chopra, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido. Os pesquisadores queriam conhecer os efeitos do licopeno sobre o mecanismo pelo qual as células cancerosas roubam o suprimento sanguíneo das células saudáveis.
Esse mecanismo é usado por todos os tipos de células de câncer, mas o licopeno tende a se acumular mais na próstata, o que fez os cientistas se concentrarem nesse tipo de tumor.
O estudo foi realizado in vitro, mas os cientistas querem passar logo para os testes em humanos. Eles descobriram que o composto do tomate impede que as células tumorais realizem a conexão com as células endoteliais, impedindo a proliferação do tumor. células façam a conexão que elas precisam para se conectar ao suprimento de sangue saudável.
“Essa reação química simples ocorreu com concentrações de licopeno que podem ser obtidas facilmente comendo tomates processados,” disse a Dra. Chopra.
Angiogênese
As células do câncer podem ficar dormentes por anos, até que seu crescimento seja disparado pela secreção de compostos químicos que iniciam o processo de sua ligação com as células endoteliais.
Este processo, denominado angiogênese, é utilizado por todas as células tumorais mas os pesquisadores reforçaram o interesse no licopeno porque ele se acumula nos tecidos da próstata.
Interesses envolvidos
A pesquisa foi financiada parcialmente por uma indústria fabricante de derivados de tomate, a Heinz, depois que a Dra. Chopra publicou um estudo inicial independente mostrando um aumento significativo dos níveis de licopeno em amostras de sangue e sêmem de homens que comeram 400 gramas de tomates processados em um período de duas semanas.
A Dra. Chopra e seus colegas Simone Elgass e Alan Cooper aceitaram o financiamento da empresa com a condição de que os resultados seriam publicados quaisquer que fossem as conclusões.
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário