terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Evitar excessos é a dica para a chegada do Verão!


Quem deseja desfrutar a chegada do Verão sem indisposições e surpresas desagráveis, precisa evitar todos os tipos de excessos. As dicas da Secretária de Saúde valem para todos e incluem, principalmente, os cuidados com a alimentação e a hidratação. Também é fundamental não se esquecer das atitudes preventivas durante as atividades de lazer, especialmente devido ao risco da desidratação e da exposição solar sem proteção.

As dicas são válidas para todos os dias do ano, mas devido essa época de dias quentes e sol forte é preciso redobrar a atenção, devido ao calor, pessoas de todas as idades devem tomar mais líquidos, principalmente água, água de coco e sucos naturais. Esta orientação também é muito importante no caso das pessoas que pretendem passar bastante tempo em atividades ao ar livre ou praticar esportes.

No calor, também é importante aumentar os cuidados com a conservação dos alimentos e dar preferência às refeições leves. "A comida mais gordurosa e pesada dificulta a digestão e os alimentos mal conservados podem provocar infecção alimentar".

Em dias quentes a orientação é escolher frutas e saladas, cuja higienização deve se bem feita, usando um colher de água sanitária para cada litro de água. As verduras e frutas devem ficar nesta solução por meia hora e lavadas, em seguida, em água corrente.

Crianças e Idosos

Para quem vai aproveitar os dias quentes ao ar livre, vale ainda a orientação para evitar a exposição excessiva ao sol, que pode provocar queimaduras, insolação, desidratação, entre outros problemas e desconfortos. O uso de filtro solar, chapéus/bonés e principalmente as crianças e idosos.

Aconselha-se também evitar nadar e mergulhar em áreas desconhecidas, como lagoas e cachoeiras. E, ainda, não entrar na piscina ou no mar após ingerir bebidas alcoólicas ou comida em excesso.

Em todas as situações é importante as pessoas adotarem medidas preventivas e evitar os abusos para poder aproveitar bem o Verão e com saúde.

Dicas:

* Reforçar a ingestão de água potável, água de coco e sucos naturais;

* Evitar alimentos gordurosos que dificultam a digestão;

* Preferir alimentos leves, saladas e frutas;

* Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas

* Evitar comida em excesso

* Atenção à conservação dos alimentos

* Não praticar exercícios e nadar após refeições pesadas e consumo de álcool;

* Não dirigir após o consumo de bebida alcoólica;

* Usar filtro solar, camiseta e chapéu/boné ao ar livre

* Não mergulhar em local desconhecido



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento