quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Carência de ômega 3 pode provocar ansiedade e depressão



Uma dieta pobre em ácidos graxos do tipo ômega 3 pode provocar distúrbios comportamentais, como ansiedade e depressão, segundo resultados de um estudo publicado na internet pela revista científica Nature Neuroscience. Pesquisadores franceses do Institut Nacional de la Recherche Agronomique (INCRA) e do Institut Nacional de la Santé et de la Recherche Médicale (Iserm), com colaboração de cientistas espanhóis, defendem que o problema pode se manifestar de duas maneiras. A primeira ocorre durante a gestação, quando a desnutrição crônica da mãe prejudica a formação sináptica do feto, que envolve comportamentos emocionais, como depressão e ansiedade. A segunda é fruto do défict de ingestão do ômega 3 durante a própria vida do indivíduo.

Para chegar aos resultados, os cientistas acompanharam a alimentação de ratos com ômega 3 e ômega 6. Eles descobriram que a deficiência do primeiro pertubou uma comunicação neural específica: os receptores canabinoides, que têm papel importante na neurotrasmissão, sofreram perda significativa em sua função. Essa disfunção foi acompanhada por comportamentos depressivos.
Os ratos com o défict de alimentação tiveram duas estruturascrebrais prejudicadas: o córtex pré-frontal e o núcleo accubens. Ambas as áreas são envolvidas com a recompensa, motivação e regulação emocional.
Os autores disseram que esta é a primeira vez que se constata, com provas biológicas, a relação entre dietas pobres em ômega 3 e distúrbios de comportamento. "Nossos resultados acrescentam informação a estudos clínicos e epidemiológicos que revelaram associações entre um desequilíbrio de ômega 3 e ômega e "transtornos do humor", disseram os pesquisadores. "Serão necessários mais estudos para determinar se a deficiência de ômega 3 é responsável pelas desordens neuropsiquiátricas."
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento