quinta-feira, 19 de julho de 2012

Previna-se do vírus H1N1 com a alimentação

Ela é forte aliada no combate à nova gripe

Muito se fala sobre os riscos de contrair a gripe A (H1N1), suas formas de contágio, prevenção e cura. Mas há algumas dicas que podem tornar a alimentação adequada na prevenção da doença. Veja quais são os alimentos e os nutrientes que não podem faltar a sua dieta e porquê eles ajudam:

- Complexo B (cereais integrais, pão integral, quinua em flocos): parte principal do nosso metabolismo, a falta desta vitamina no organismo pode gerar desequilíbrios de imunidade.

- Ácido fólico (alimentos de cor verde escura, espinafre, rúcula, couve, brócolis): também é uma vitamina do complexo B, é a B9, ou seja, sua deficiência pode causar desequilíbrios na nossa imunidade.

- Vitamina C (frutas cítricas, morango, kiwi, abacaxi): fortalece o nosso sistema imune.

- Vitamina D (salmão, sardinha, peixes, ovos): melhora a imunidade.

- Probióticos (iogurtes): melhoram a saúde intestinal, responsável pela produção de algumas células imunológicas.

- Alho e cebola: impedem a penetração do vírus na célula e a replicação viral, ajudam também nas inflamações. 

Além disso, é importante ingerir muita água, pelo menos 2 litros ao dia. Os vírus vivem mais em ambiente secos, e mantendo o organismo hidratado, faz com que o vírus não seja estimulado. E cuidado com a ingestão de alimentos ricos em gordura, como carnes gordas, frituras, alimentos empanados, pois podem prejudicar o sistema imunológico.

E mais uma dica, caso não seja possível apenas pela alimentação ingerir os nutrientes que possam nos ajudar a fortalecer o sistema imunológico, o uso de suplementos nutricionais pode ser outra opção, desde que recomendados por um nutricionista. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento