segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Conheça os benefícios do consumo do pepino

O vegetal predominantemente constituído de água e intensamente utilizado em tratamentos de beleza é benéfico para a saúde

conheca os beneficios do consumo do pepino Conheça os benefícios do consumo do pepino

Fruto do pepineiro, o pepino pode ser consumido em qualquer época do ano. Utilizado no preparo de saladas, conservas, sopas ou refogados, apresenta baixo teor calórico e contém valores não significativos de carboidratos e sódio, além de ser um alimento sem gorduras, colesterol e glúten que se encaixa em qualquer dieta e oferece inúmeros benefícios à saúde.

95% água

O pepino é predominantemente constituído de água (cerca de 95%), por isso, ajuda a controlar a temperatura do corpo e a pressão arterial e age como um poderoso diurético, principalmente na dissolução de cálculos renais.

Além disso, é um excelente hidratante quando consumido como alimento ou quando aplicado à pele em forma de rodelas ou batido no liquidificador com um pouco de água e mel.
O pepino é também uma excelente fonte de fibras. Seu alto teor de fibras, encontrado principalmente na casca do vegetal, mantém o funcionamento do sistema digestivo, ajuda a baixar os níveis de colesterol e a combater os altos níveis de açúcar do sangue. Ademais, o suco do pepino ajuda a amenizar a acidez da indigestão.

Rico em vitaminas e minerais

Um pepino médio contém cerca de 8mg de vitamina C (poderoso antioxidante, forte aliado na prevenção de gripes, fraqueza muscular, infecções e na formação de ossos e dentes), ou seja, o vegetal contém mais de 10% da quantidade de vitamina C recomendada. Além disso, é fonte de cálcio, fósforo, ferro e potássio, e ajuda em casos de diarréia, pois, além de hidratar, o vegetal repõe minerais essenciais.

Fonte de sílica

Outro mineral encontrado no pepino é a sílica. A sílica é encontrada no fígado, nos rins e nas artérias, além de ser um componente vital das cartilagens e juntas. Logo, o pepino é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas – graças ao alto teor do mineral.

Outros benefícios

Além dos benefícios já citados, o pepino é também calmante, refrescante, emoliente, estimulante, ajuda a combater e amenizar problemas da pele e olheiras. Pode ser utilizado também para acalmar a pele queimada do sol ou para diminuir os poros de peles oleosas. Já quando batido com açúcar, o vegetal ajuda a combater as rugas e as manchas na pele do rosto ou quando batido com água e algumas folhas de alface, é um ótimo remédio para a queda de cabelo.


 Dicas de Mulher


Drogaria São Bento | Confiança Incomparável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento