terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Hidratar o corpo no calor é fundamental!


Beber bastante líquido nos dias quentes é essencial para evitar a desidratação, que pode levar a dores musculares e de cabeça, câimbras, queda de pressão arterial e até desmaios
A temporada mais quente do ano chegou e com ela as temperaturas nas grandes cidades variam entre 32°C e 34°C, mas a sensação térmica é bem mais alta. Diante de tanto calor, é preciso se precaver aumentando a ingestão de bebidas para hidratar o corpo. Sem contar que é também nessa época que cresce a procura por atividades físicas ao ar livre, principalmente caminhadas e corridas, com o objetivo de ficar em forma para o biquíni.
A desidratação é o grande problema para quem se exercita ao ar livre. Ela acontece porque a ingestão de líquidos é insuficiente, o que gera maior perda de água e sais minerais pelo suor. Um corpo desidratado pode desenvolver vários sintomas, além da sede. Dores musculares, câimbras, moleza, dificuldade de raciocínio, diminuição do volume do sangue, que força o coração a aumentar o ritmo dos batimentos (taquicardia), desmaio e em casos extremos, até mesmo a morte do indivíduo.
Para manter o corpo hidratado, as melhores opções de bebidas são: água, água de coco e suco de frutas. Mas nenhuma supera a água no quesito hidratação, pois além de manter as funções básicas do organismo, seu consumo retarda o envelhecimento, ajudando na manutenção das propriedades tônicas dos músculos e sua habilidade natural de contração. Já as bebidas ricas em carboidratos (sucos) são absorvidas tão rapidamente quanto a água e ainda garantem energia. As cafeinadas como café, chás e refrigerantes tipo cola devem ser evitadas por pessoas que desejam hidratar o corpo. Pois como a cafeína é um diurético, vai desidratar ainda mais, o mesmo acontece com bebidas alcoólicas. A água de coco, ao contrário, é uma excelente opção para manter o organismo bem hidratado, principalmente nos dias quentes, por que, além de ajudar a a atingir o valor diário de água com facilidade, repõe naturalmente os sais minerais perdidos com o suor.

DICAS PARA EVITAR A DESIDRATAÇÃO

  • Beba líquidos antes, durante e após as atividades físicas, mesmo que realizada em ambientes fechados.
  • Procure se pesar antes e depois dos exercícios e verifique se houve perda de peso significativa. Caso tenha ocorrido, beba mais líquidos para repor a água e os sais minerais perdidos e aumente a ingestão durante a prática da próxima vez.
  • Evite ficar exposta ao calor excessivo, que pode, inclusive, levar à insolação
  • Carregue na bolsa sua garrafa de água mineral, mas procure trocar sempre para evitar que ele esquente muito, pois o aquecimento das garrafas plásticas faz com que haja liberação de substâncias cancerígenas
  • Consuma alimentos ricos em água. Frutas e vegetais crus são importantes fontes do líquido e, além de ajudar na hidratação, são pouco calóricos e colaboram para a manutenção da boa forma.
  • Observe a cor da urina para saber se a ingestão de líquidos está adequada. Urina clara é sinal de boa hidratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento