sexta-feira, 27 de abril de 2012

Afinal, por que sentimos febre?

A febre pode ser um sintoma muito assustador para algumas pessoas e por isso é importante saber o que está acontecendo dentro do organismo quando ela aparece.

Quando temos febre a temperatura do corpo aumenta acima do seu normal. O que acontece é um desequilíbrio no hipotálamo glândula responsável pelo controle da temperatura devido à ação dos micro-organismos invasores que estão no organismo, como bactérias e vírus.

 O cérebro entende que o corpo está frio, mesmo permanecendo na sua temperatura normal, que é entre trinta e seis e trinta e sete e meio graus Celsius, e então começa a produzir calor com o objetivo de aquecer o corpo. Os tremores e calafrios que sentimos quando estamos com febre são respostas do organismo para aquecer o corpo mais rapidamente.

Quando a temperatura atinge certo grau e o cérebro entende que finalmente o corpo está aquecido a sensação de calor fica mais intensa e a partir daí a temperatura começa a se regularizar. Durante esse processo de “regressão” da febre o suor colabora para a perda de calor e assim o organismo vai se equilibrando.

A febre surge desse desequilíbrio entre a produção de calor e a sua eliminação.
Assim que esses micro-organismos invadem o nosso organismo ele mesmo reage enviando células de defesa para combatê-los. A batalha entre as células de defesa e os micro-organismos gera a febre.  A febre atrapalha a ação dos micro-organismos, pois esses só sobrevivem em temperaturas até trinta e sete graus Celsius, e estimula as células de defesa, ou seja, a febre contribui para o aumento da nossa resistência, pois ela ativa a produção de anticorpos.  

Qual a temperatura adequada para o nosso corpo?
A temperatura corporal varia entre trinta e seis e trinta e sete e meio graus Celsius. Se a temperatura corporal estiver entre esses dois valores, então está tudo sob controle. Caso a temperatura esteja abaixo de trinta e seis graus Celsius há o risco do organismo sofrer hipotermia, se estiver acima de trinta e sete e meio graus Celsius há o risco do organismo sofrer hipertermia. Algumas pessoas têm temperaturas naturalmente mais elevadas, outras mais baixas, durante o diagnóstico da febre essa característica deve ser levada em consideração.  


Porque sentimos frio durante a febre, sendo que nossa pele se mantém quente?
Durante o período de febre nós sentimos frio, pois há uma perda de calor na superfície do corpo. Em contrapartida a dilatação dos vasos sanguíneos da pele irradia mais calor para o exterior e faz com que o corpo se sinta mais quente.  

Porque algumas pessoas têm convulsões quando têm febre?
Geralmente as convulsões ocorrem quando há um excessivo aumento da temperatura em um curto período de tempo, ou seja, o que pode causar as convulsões é a velocidade no aumento da temperatura e não a febre em si.
 
Toda febre é interna, considerando que é uma reação do organismo, e toda febre pode ser registrada por um termômetro. Se os sintomas são de febre, mas não há aumento de temperatura então o paciente não está em período febril.

A febre vem acompanhada:
  • Por dores na cabeça;
  • Dores no corpo;
  • Falta de apetite;
  • Transpiração excessiva.
A febre pode ser combatida com anti-inflamatórios e antitérmicos, essas substâncias suspendem o estímulo causado ao hipotálamo pelos micro-organismos e células de defesa. O que corta a febre com mais rapidez.
A compressa fria também é uma ótima maneira de combater a febre, pois a compressa fria imita o processo natural de transpiração.

O que pode causar a febre:
  • Infecções;
  • Pneumonia;
  • Meningite;
  • Problemas com a garganta e etc.
Qualquer caso que apresente febre é preocupante, por isso o médico deve ser informado e procurado imediatamente para que haja o controle correto da temperatura corporal.
A febre é ruim, mas o bom é que ela é passageira.




Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento