segunda-feira, 14 de maio de 2012

Medicamentos na bagagem? Veja qual pode e qual não pode

Sabemos que todas as malas que entram e saem do Brasil passam pela alfândega, uma maneira do governo ter controle do que está sendo movimentado e cobrar os tributos que forem necessários. Mas, ao chegar ao nosso país, as bagagens também passam por um controle sanitário onde produtos relacionados à saúde das pessoas são analisados. Dentre esses estão: medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos de limpeza e materiais ou equipamentos médicos. Se você leva qualquer um desses na sua mala ao viajar, fique atento às regras para não ter nenhum produto interditado no aeroporto!

De acordo com as regras da Anvisa, produtos para uso próprio são dispensados do controle sanitário. Estes produtos são aqueles que estão na quantidade certa para a duração do seu tratamento e não tem finalidade comercial ou prestação de serviço para terceiros. Ou seja, aquele remédio que você comprou no exterior para sua mãe não está nessa categoria e pode ser interditado. É importante possuir em mãos a receita médica ou a prescrição para uso do medicamento que está na bagagem. Essa é uma maneira de comprovar que aquele remédio é seu e você tem autorização para usá-lo.

No caso de medicamentos controlados, como tarja preta e antibióticos, é importante se certificar que o uso do medicamento comprado no exterior é autorizado no Brasil. A dica de ter em mãos a prescrição médica é quase uma obrigatoriedade nesses casos, então a tenha sempre com você se carrega esse tipo de produto nas suas viagens.

Uma autorização prévia da Anvisa é necessária para trazer produtos biológicos para fins terapêuticos, como tecidos, células e sangue, para o Brasil.

Se os produtos de saúde não possuírem identificação nas embalagens originais, eles são proibidos de entrar ao nosso país. Certifique a sua bagagem para não enfrentar problemas inesperados no aeroporto!

Você pode conferir o vídeo feita pela Anvisa que fornece todas as orientações sobre a entrada de produtos no Brasil clicando aqui.  Ele será exibido em voos internacionais e em aeroportos de todo país.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a Anvisa pelo telefone 0800 642 9782 ou acesse o portal da Anvisa.

Boa viagem!


Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário