quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Estudo afirma que dieta é mais importante do que exercício

A pesquisa revelou que comer menos pode ser mais eficaz do que a atividade física na luta contra a obesidade 


Para um emagrecimento saudável, a receita certa é uma só: dieta e exercícios. Porém, um novo estudo feito com uma tribo na Tanzânia tem causado certa polêmica, pois afirma que o exercício não é tão importante para o emagrecimento quanto comer menos.

A pesquisa feita na tribo Hadza, que ainda tem habitantes com o costume da caça, sugere a que a quantidade de calorias que nós precisamos para sobreviver é uma característica humana fixa.

De acordo com o site de ciência da BBC News, em que o estudo foi divulgado, a pesquisa mostrou que é possível que os ocidentais estão ficando obesos mais pelo excesso de comida ingerida do que pela falta de exercícios. Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma em cada 10 pessoas serão obesas em 2015, sendo que o estilo de vida ocidental é pensado para ser o maior culpado pela “epidemia” de obesidade.
Dr. Herman Pontzer, do Departamento de Antropologia da Hunter College, de Nova York, que foi uma das instituições pesquisadoras, afirma que vários fatores estão envolvidos para a obesidade atual, incluindo os alimentos processados ricos em açúcar e gordura, porções grandes, e um estilo de vida sedentário, em que carros e máquinas fazem a maior parte do trabalho físico diário.

Alguns especialistas propuseram que a nossa necessidade de calorias caiu drasticamente desde a revolução industrial e este é um fator de maior risco para a obesidade do que mudanças na dieta.

Vida diferente, gasto calórico igual

O estudo, publicado na revista científica PLoS ONE, testou a teoria, tendo como base o gasto energético dos habitantes da tribo Hadza da Tanzânia, que foram considerados como um modelo antigo de sobrevivência.

A avaliação foi realizada com 30 homens e mulheres com idades entre 18 e 75 anos. Estas pessoas continuam a sua busca por comida através da caça e coleta de alimentos com instrumentos e ferramentas rudimentares. A pesquisa mediu a atividade física feita por eles no seu dia-a-dia.

Surpreendentemente, os pesquisadores concluíram que apesar de os níveis de atividade física desta tribo serem mais elevados, quando se fez a comparação com os ocidentais, ficou claro que o ritmo metabólico dos membros da tribo não era diferente do dos cidadãos do mundo moderno.

“Os dados vieram como uma surpresa”, disse o pesquisador Herman Pontzer, destacando a complexidade do gasto energético. Mas ele ressaltou que o exercício físico não deixa de ser importante para manter uma boa saúde.

"Isso me fez descobrir que o grande motivo pelo qual os ocidentais estão engordando é porque comemos muito e não porque nós exercitamos muito pouco. Ser ativo é realmente importante para sua saúde, mas não vai mantê-lo magro. É preciso comer menos para isso acontecer", afirmou.

Toda Ela

Drogaria São Bento | Confiança Incomparável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento