sexta-feira, 11 de março de 2011

Dia Mundial do Rim chama atenção para doenças crônicas

Confira as dicas do que você pode fazer para ter os órgãos saudáveis, evitando efermidades

Hoje, 10 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim. A data é comemorada desde 2003 para chamar a atenção da população sobre as Doenças Renais Crônicas (DRC) que atingiram números epidêmicos na última década. O tema deste ano é "Proteja seus rins, salve seu coração".

De acordo com a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes (Abcdt), estimativas revelam que cerca de 2 milhões de brasileiros são portadores de DRC e aproximadamente 60% não sabem disso. No mundo todo, cerca de 1,5 milhão de pessoas sobrevivem graças a terapia de substituição renal (diálise ou transplante renal). Este número deve dobrar nos próximos 10 anos, e o custo cumulativo global desses tratamentos para a próxima década deve exceder US$ 1 trilhão.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PELOS SEUS RINS?

Mantenha-se em forma e ativo: manter-se em forma ajuda a reduzir sua pressão e por isso reduz sua pressão e por isso reduz o risco de Doença Renal Crônica.

Mantenha controle regular do nível de açucar no sangue: cerca da metade das pessoas que têm diabetes desenvolvem dano renal.

Monitore sua pressão sanguínea: embora muitas pessoas saibam que a pressão alta pode causar Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto, poucas sabem que ela também é a causa mais comum de dano renal. A pressão normal é 120/80. Acima desse valor, você é considerado pré-hipertenso e deveria adotar mudanças na dieta eno estilo de vida. Com a pressão em 140/90 ou mais alta, você deve conversar sobre os riscos com o médico e monitorar a pressão regularmente. Pressão Alta é particularmente danosa ao rim quando associada a outros fatores como o diabete, colesterol alto e doenças cardiovasculares.

Como de forma saudável e mantenha o seu peso sob controle: isso pode ajudar a evitar o diabetes, doenças cardíacas e outras condições associadas com Doença Renal Crônica. Reduza o sal. A ingestão de sal recomendada é de 5-6 gramas por dia (em torno de uma colher de chá). Para reduzi-lo, tente limitar a quantidade de alimentos processos pela indústria e não adicione mais à comida.

Não fume: fumar prejudica o fluxo de sangue para os rins. Quando há menor circulação de sangue nos rins, eles não conseguem funcionar de forma adequada. Fmar aumenta em 50% o risco de câncer renal.

Não tome remédios por conta própria: remédios comuns como antiinflamatórios também são danosos ao rim se usados de forma frequente. Usados eventualmente não causam dano se o seu rim for saudável, mas se você tem dor crônica, como artirite ou dor nas costas, veja com seu médico outras maneiras de controlar sua dor sem colocar seus rins em rico.

Faça exame do seu rim se você tiver um ou mais dos fatores de risco.
Diabetes
Hipertensão (pressão alta)
Obesidade
Casos de doença renal na família.

Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Um comentário:

Follow @rede_saobento