terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Creme manipulado ou industrializado: qual escolher?

Se antes os medicamentos manipulados eram unanimidade entre os dermatologistas, hoje é possível notar um aumento considerável da presença dos produtos industrializados nos receituários. A mudança de hábitos se deu principalmente pela evolução da indústria de cosméticos, que hoje oferece soluções cada vez mais completas.

Mas diante das duas opções, qual será o melhor tratamento?

Há quem prefira a facilidade de comprar o produto pronto nas prateleiras das farmácias, sem precisar se preocupar se ele será eficaz, já que a maioria passa por um rígido processo de controle de qualidade. No entanto, aqueles que escolhem tratar vários problemas com um único creme e gastar menos tendem a optar pelos manipulados. Nesse processo, a opinião do médico terá papel fundamental.

A prescrição vai depender do perfil clínico de cada paciente. Além disso, fatores como prazo de validade e preço também farão a diferença na escolha do especialista.

A boa notícia é que opções não faltam, pois muitas das fórmulas exclusivas que só existiam em versões manipuladas hoje já podem ser encontradas nas sofisticadas embalagens da produção em série, mesmo que com um custo mais alto.

Confira os benefícios e desvantagens de cada um desses cosméticos e veja qual se adéqua melhor ao seu tratamento.

Manipulados: solução customizada

Os cremes manipulados são uma opção bastante flexível para os dermatologistas. Isso porque é o médico que vai decidir quais os ativos e respectivas concentrações que farão parte da fórmula. Assim, é possível tratar vários problemas com apenas um produto, de forma mais rápida e precisa, e que ainda pode ser alterado facilmente conforme a evolução do quadro clínico.

É por isso que eles ainda conquistam boa parte dos especialistas. A composição customizada permite enfatizar uma substância e abrir mão de outra, ou mesmo unir compostos que seriam encontrados apenas separadamente em vários produtos industrializados e nem sempre na quantidade necessária.

Os manipulados também são uma boa opção para pessoas suscetíveis a alergias, que tenham intolerância a certas fragrâncias ou para as mulheres grávidas.

O profissional, no entanto, precisa ter um certo conhecimento na área de alquimia antes de passar uma composição para as farmácias de manipulação. Afinal, existem alguns conservantes que duram mais do que outros, assim como existem componentes que, quando unidos a determinadas substâncias, anulam o efeito delas ou mesmo perdem o princípio ativo.

Depois de definida a formulação, não basta procurar um estabelecimento qualquer e deixar a receita para ser produzida por lá. A escolha da farmácia de manipulação deve ser criteriosa, pois o segredo do sucesso desses cosméticos está na qualidade da matéria-prima e no rigor ao agregar os ativos escolhidos.

As concentrações indicadas pelo médico não podem ser alteradas, sob pena do tratamento não alcançar o efeito desejado. Os cremes deverão ser produzidos por um profissional capacitado que saiba misturar os ingredientes para não anular suas propriedades.

Por isso, nem sempre o menor preço é o melhor fator para se levar em consideração na hora de escolher o local para fazer o pedido. Na verdade, se o custo proposto por uma farmácia está muito abaixo das demais, desconfie. Isso pode significar que os cosméticos não são produzidos com componentes e processos de qualidade. E, assim, tratar-se com esse produto será perda de tempo e dinheiro.

Na hora de pesquisar locais, peça indicações para o seu dermatologista, pois devido à experiência ele saberá quais são os estabelecimentos mais confiáveis. Além disso, verifique se o local tem grande quantidade de clientes (o que garante rotatividade e ingredientes sempre frescos) e nenhuma reclamação em órgãos de defesa do consumidor.

Vale ressaltar ainda que mesmo os manipulados de melhor qualidade sempre terão um prazo de validade bem menor em relação aos industrializados. Enquanto o primeiro tende a durar meses, o último pode valer por anos.

Industrializados: eficácia reconhecida

Os produtos industrializados hoje são resultado da evolução de pesquisas e tecnologia nos laboratórios, o que fez surgir uma infinidade de opções nas farmácias e perfumarias. Já é possível encontrar fórmulas mais completas, com filtro solar e ativos para combater o envelhecimento e a oleosidade da pele, por exemplo.

É preciso ter em mente, no entanto, que por mais específicos que esses cosméticos procurem ser, o seu objetivo será sempre o de atender o maior público possível e, por isso, tendem a ser genéricos. Para tanto, sua composição é mais suave e com concentrações menores de ativos para evitar alergias e outras irritações.

Essa característica impede que certos tratamentos usem esse tipo de creme, como o clareamento e o processo de renovação celular, nos quais é preciso descamar a face com a ajuda de ácidos, que dificilmente estarão presentes nos industrializados em concentrações suficientes.

Se a fórmula mais suave tende a incomodar por demorar mais tempo para resolver o problema, há compensações: ela é mais estável e tem menos contraindicações. Isso porque alguns derivados da vitamina A, como o ácido retinoico, tendem a ser mais estáveis nas versões industrializadas, que sabem exatamente qual a melhor combinação para aplicá-los.

Além disso, os médicos aprovam as versões industrializadas por elas terem os efeitos conhecidos, sem precisar depender da qualidade da matéria-prima, por exemplo, pois esses cosméticos passaram por rígidos testes, têm seus efeitos comprovados e eficácia reconhecida. Além disso, os laboratórios são fiscalizados rigidamente e ainda investem em constantes pesquisas de novos ingredientes.

As embalagens elaboradas e resultados garantidos pelo controle de qualidade, no entanto, custam mais. Porém, apesar do preço mais alto, a validade dos industrializados também é maior, já que as empresas conseguem trabalhar com conservantes mais poderosos, o que garante um tratamento prolongado.


Fonte: TodaEla


Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento