sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Saúde do Homem

Exames preventivos para homens em cada faixa etária


Cada sexo e cada faixa etária possuem exames específicos que devem ser realizados periodicamente. No caso dos homens existem exames recomendados que variam o grau de sua necessidade de acordo com a idade. Vejamos quais são os exames que devem ser feitos ao longo da vida do homem, que são essenciais para a manutenção de sua boa saúde e prevenção de doenças:

• Exame de sangue: deve ser feito desde a infância até a velhice, num intervalo de 1 ano a 1 ano e meio. Nele são medidos itens importantes, como a glicose, o colesterol, a tireoide, e qualquer outro nutriente presente no sangue que necessite ser observado.

• Exame odontológico: deve ser feito anualmente desde a infância. O check-up anual no dentista é essencial para rastrear cáries e realizar a limpeza de tártaro que também deve ser feita anualmente. Homens fumantes podem procurar o dentista ainda com menos intervalo de tempo, para checar a saúde da gengiva e da língua.

• Exame oftalmológico:deve ser realizado logo na infância. Se for detectado algum problema de vista, a visita ao oftalmologista deve ser a cada 2 anos. Homens abaixo de 50 anos que não tenham problema de vista devem fazer exames a cada 4 anos. Homens com hipertensão arterial, diabetes ou história familiar de problemas oculares devem ir ao oftalmologista uma vez por ano para rastrear glaucoma, catarata e degeneração macular.

• Medida da pressão arterial: Antes dos 50 anos a pressão arterial deve ser checada a cada 2 anos. Homens fumantes, obesos, que tenham mais de 50 anos ou que tenham casos de hipertensão na família, devem checar a pressão arterial anualmente. A hipertensão deve ser tratada o quanto antes para afastar os riscos de derrame e infarto.

• Exame de próstata: A partir dos 40 anos deve ser feito anualmente. Homens negros e com história familiar de doença de próstata devem começar os exames antes dos 40.

• Exame do intestino: Deve ser feito a partir dos 50 anos para a detecção de lesões cancerígenas e pólipos. Se tudo estiver normal, deve ser repetido após 3 anos.

• Auto-exame dos testículos: A partir dos 15 anos o próprio homem pode ser auto-examinar. Isso significa que ele deve estar atento a alterações e crescimentos anormais dos testículos. Caso surjam caroços ou veias protuberantes deve-se procurar um urologista. Mesmo sem problemas aparentes este médico deve ser consultado a cada três anos.

Fonte: MdeMulher 
 
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento