terça-feira, 3 de maio de 2011

07 de Maio - Dia Nacional de Prevenção à Alergia

 Você é alérgico? Procure um Especialista


O que é ASMA?

É uma doença inflamátória crônica dos pulmões (brônquios e bronquíolos), na grande maioria das vezes, de causa alérgica. Afeta cerca de 10% da população. Os sintomas são tosse, crises de falta de ar, respiração curta, chiado no peito e falta de fôlego.
As pessoas com asma não controlada podem ter prejuízos físicos e psicológicos, como limitações para atividades esportivas e sociais, menor rendimento escolar e no trabalho, distúrbios de sono, insegurança e medo da próxima crise que, em casos agudos, pode levar à morte!

ASMA X RINITE ALÉRGICA

A rinite alérgica compromete de 30% da população. Cerca de 80% das pessoas asmáticas também sofrem de rinite, que, se não for tratada adequadamente, pode agravar as crises de asma.
Os sintomas da rinite são: entupimento nasal, coriza, espirros e coceira, que aparecem com frequência no nariz, garganta e olhos.
A rinite também pode levar a complicações como oites, sinusites, roncos, respiração bucal e alterações na posição dos dentes, e por isso é muito importante que, quando houver a necessidade de tratamento dentário, seja investigada e tratada a rinite alérgica.

ALERGIA X FATORES GENÉTICOS

Tanto a asma quanto a rinite alérgica são de caráter hereditário, ou seja, passam dos pais para os filhos. Assim, uma criança com família alérgica apresenta maior probabilidade de ser alérgica (os índices chegam a 80%).

FATORES DESENCADEANTES DAS PRINCIPAIS ALERGIAS

* Alérgenos como poeira, ácaro, mofo, pólens, pelos de animais e baratas.

* Irritantes: poluição, fumaça de cigarro, produtos com cheiro forte ( desinfetantes e perfumes).

* Infecções: gripe, resfriados, sinusite e pneumunias.

* Medicamentos (como ácido acetilsalisílico) e alimentos (como ovos, leite, amendoim, etc).

* Mudanças de temperatura e poluição.

ATENÇÃO COM OS ÁCAROS

São os principais causadores de alergia respiratória. Invisíveis a olho nu, estão em grande quantidade pela casa, principalmente nos colchões, travesseiros, tapetes, carpetes, almofadas, bicos de pelúcia. Num colção, existem até 2 milhões de ácaros vivos!
É fundamental conhecer as causas da alergia em cada pessoa, para evitar o contato com o agente causador. Por isso, é preciso fazer o tratameno correto, que pode ser indicado com facilidade pelo médico especialista, por meio de testes para alergia.

DICAS PARA CASA DO ALÉRGICO

* Mantenha a casa bem ventilada e limpa; utilize pano úmido e guarde roupas e objetos dentro dos armários, tornando a limpeza mais fácil e rápida.

* Evite estofados, cortinasm carpetes, bichos de pelúcia e cobertores de lã. Prefira edredons.

* Não utilize produtos com cheiro forte, como removedores, lustra-móvel, desinfetantes e inseticidas, assim como perfume e spray.

* Evite animais de pelos ou penas dentro de casa. Se isso nõ for possível, lave o animal uma vez por semana.

* Não fume e não permita que fumem dentro da casa.

* Combata a umidade excessiva  focos de mofo.

* É importante a prática de esporte e ter uma vida normal.

ALERGIAS DE PELE
Elas podem ser de vários tipos

1. Urticárias: caracteriza-se por "vergões" em diferentes partes do corpo, com coceira e vermelhidões. Pode ter diversas causas, como alimentos, aditivos, medicamentos ou alterações físicas (calor, frio, suor).
2. Dermatite atópica: é uma inflamação da pele, de fundo alérgico, que parece mais frequentemente na infância, efetuando, principalmente, coceira intensa, irritação da pele, eczemas e descamação.
3. Dermatite de contato: causada pelo contato de substâncias que provocam alergia diretamente na pele, como metais, cosméticos, esmaltes, etc
4. Alergia à picada de insetos: pode se manifestar como "caroços" vermelhos que coçam até o inchaço em algumas partes do corpo (olhos, boca e orelhas).


Alergia e Asma.
Viver bem é mais simples do que você imagina
Essas são algumas dicas que a ASBAI-MS preparou especialmente para VOCÊ viver melhor


Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

2 comentários:

  1. Muito boa as dicas, eu sou alérgica e nesse ano sofremos muito com a mudança de temperatura.

    ResponderExcluir
  2. Também achei muito boas as dicas, valeu!!!

    ResponderExcluir

Follow @rede_saobento