quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Criança pode ter colesterol alto

O problema do colesterol alto não afeta só os adultos. Uma pesquisa da Unicamp descobriu que 4 em cada 10 jovens entre 2 e 19 anos apresentam grande quantidade de gordura acumulada no sangue. O número é alto e, se essa for a situação de seu filho, ele pode ter sérios problemas cardíacos no futuro. Veja como evitar que ele corra esse risco e tire as dúvidas com a nutricionista Alessandra Nunes.


1. O que causa colesterol alto em crianças?

Alimentação inadequada e falta de exercícios físicos. Além disso, pais que já têm esse problema e excesso de peso também contribuem.

2. Qual a diferença entre colesterol bom e ruim?

O colesterol ruim leva a gordura até as nossas células. Já o bom, “varre” a gordura para que ela não prejudique a passagem do sangue.


3. Quais problemas o colesterol pode trazer?

Os homens normalmente têm problemas cardíacos a partir dos 45 anos e as mulheres, a partir dos 55. As pessoas que têm colesterol alto desde a infância correm o risco de sofrer um infarto até 10 anos mais cedo do que essa média.


4. Meu filho pode ter esse problema?

Só é possível ter certeza por meio de um exame de sangue. Ele deve ser feito a cada seis meses ou um ano. E fique atenta, porque a criança magra também pode sofrer desse mal.


5. Com quantos anos é preciso começar a fazer os exames?

A recomendação da Associação Brasileira de Cardiologia é começar logo com 2 anos de idade.


6. O que ele está comendo de errado?

Frituras, leite integral, carnes com gordura, salgadinhos, presunto, mortadela, queijo amarelo e comida congelada. É melhor evitar tudo isso.


7. E o que é bom comer?

As fibras auxiliam no controle do colesterol. Por isso, coloque mais saladas, frutas e produtos integrais (pães, arroz, aveia) no cardápio dos pequenos. Chocolate amargo e azeite também ajudam. Fazer exercícios físicos é básico.


M de Mulher


Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento