terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sol é importante para bebês, com moderação

Especialista diz que as crianças devem tomar sol desde o nascimento, com os devidos cuidados


O verão é sinônimo de férias e, por isso, os pais devem ficar atentos também na hora de levar os bebês e crianças para o litoral, chácaras e demais lugares que os expõem ao sol. Mas para aproveitar os benefícios que ele pode trazer à saúde dos bebês é importante respeitar os horários e tempo de exposição.

Segundo pediatra do Hospital São Luiz Marcelo Reibscheid, desde o nascimento, os bebês podem tomar um "banho de sol", porém, somente no horário entre 8h e 10h, e após as 16h, sempre com a proteção de filtros solares e por, no máximo, vinte minutos.

Questionado se o sol traz algum malefício para a saúde dos pequenos, o pediatra diz que não há nenhum. “O sol beneficia os bebês e as crianças, pois ele também previne o raquitismo, doença que ocorre por deficiência da vitamina D”, explica. Reibscheid ainda explica que é importante que eles tomem sol para tratar a icterícia (doença caracterizada pela coloração amarelada de pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo).

Segundo o especialista, os pais não devem passar protetor solar antes dos seis meses de vida, pois existem riscos de dermatites, mais conhecidas como alergias da pele. A partir daí, Reibscheid recomenda que os bebês e as crianças utilizem protetor solar fator 50 ou 60. Somente após o pequeno completar um ano poderá ser usado o protetor químico comum.

Marcelo diz que as principais dicas para os pais são: cuidado com o horário, não se esquecer de proteger os olhos com um pano e nunca ultrapassar os vinte minutos por período. Ele também alerta que, caso as recomendações não sejam seguidas, as crianças podem sofrer de queimaduras, desidratação e até mesmo de câncer de pele. Além disso, o pediatra indica que a partir do momento que os bebês puderem usar protetores solares e também o labial, os pais devem reaplicando a cada duas horas ou após sair da água. Outra dica é colocar boné para proteger a cabeça dos bebês.

Atenção também deve ser tomada aos trajes. O especialista diz que eles devem vestir a roupa mais leve possível, e se preciso, os pais podem deixá-los somente de fralda, lembrando sempre das proteções contra os raios ultravioleta. “ Os responsáveis podem abusar do protetor solar, labial, bonés e nunca esquecer de hidratar bem as crianças e fazê-los comer de forma correta e adequada”, indica.


Alimentação e hidratação dos bebês e crianças no verão


Quando o assunto é a alimentação, o pediatra diz que é importante tentar evitar ao máximo que elas consumam alimentos muito gordurosos, expostos ao sol, ou com conservação inadequada. “Nos passeios, o ideal é levar frutas e líquidos bem refrigerados, para oferecer a elas na hora do lanche”, afirma.

As crianças muitas vezes se recusam parar as brincadeiras para se hidratarem, mas, de acordo com o pediatra, é preciso que os pais ou responsáveis sejam incisivos neste momento, pois a desidratação pode ser muito comum entre crianças por conta do calor excessivo.

Seguindo o conselho do especialista é possível que as crianças aproveitem as férias de forma divertida, e os pais, de maneira tranquila.



Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento