segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pesquisa derruba mitos da pílula

Estudo de ginecologista mostra que anticoncepcional auxilia na redução de gordura e aumenta a libido sexual feminina
Para o professor, a ideia de que o medicamento engorda e diminui a libido surgiu por conta das altas dosagens hormonais utilizadas na década de 1960 / Mychele Daniau/ AFPEstudo do professor de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC Paulista Rodolfo Strufaldi derruba dois dos principais mitos ligados as pílulas anticoncepcionais feminas. A pesquisa realizada desde 2008 com 49 mulheres da região mostrou que a medicação auxilia na redução do colesterol e melhora sensivelmente a libido sexual.

As pacientes foram divididas em dois grupos. O primeiro com níveis baixos de colesterol LDL, considerado ruim, e o segundo com níveis mais elevados desses marcadores cardiovasculares. O uso contínuo do anticoncepcional hormonal oral diminuiu tanto os níveis de gordura total como de colesterol ruim no grupo que apresentava inicialmente esses marcadores elevados. Já as mulheres com bons índices prévios ao estudo não tiveram alteração em relação às gorduras, ou seja, permaneceram com taxas consideradas ideais e não tiveram ganho de peso.

“O estrogêneo, presente na pílula, tem papel direto no metabolismo do fígado e diminui colesterol. Claro que o medicamento não deve ser utilizado por este motivo”, disse Strufaldi. Em relação à libido, os dois grupos foram beneficiados com o uso da pílula contraceptiva. Houve aumento entre 3% e 8% do desejo sexual.

Para o professor, a ideia de que o medicamento engorda e diminui a libido surgiu por conta das altas dosagens hormonais utilizadas na década de 1960. “As fórmulas atuais possuem dez vezes menos hormônios”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento