quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Pele Seca: saiba como cuidar bem dela


A pele seca também pode ser conhecida como ‘xeratose’ e não possui idade para surgir. Até mesmo crianças podem ter esse problema, que se caracteriza por textura fina, poros invisíveis, pouca elasticidade e tendência à descamação, podendo também acarretar envelhecimento precoce, vermelhidão, coceiras e até mesmo sangramentos. Esclareça agora algumas dúvidas sobre o tipo de pele.



Qual o aspecto da pele seca? Como saber se tenho pele seca?

A pele seca tem um aspecto craquelê, ou seja, de rachadura, mesmo que não seja profunda. A pele que tem uma hidratação natural satisfatória tem uma coloração uniforme e não é muito mais espessa nas áreas de dobras (cotovelos e joelhos) que nas outras áreas.


Em que idade que a pele seca aparece?

A idade pode ser desde o nascimento, inclusive existe doença como a ictiose, em que as crianças têm um déficit de hidratação de pele que dura toda a vida. Também pode se iniciar com o avançar da idade. É muito comum xerodermia (pele seca) nos idosos, pois diminuem a ingestão de água e a produção de hormônios sexuais.


A falta de água no organismo é a responsável pela pele seca?

Sim. A ingestão de água é fundamental para a hidratação, assim como a aplicação de agentes hidratantes exógenos.


Quais são os problemas de se ter uma pele seca? Não é melhor do que ter uma pele oleosa em excesso?

A pele muito seca gera prurido (coceira) e pode vir a ter até fissuras, ferimentos que favorecem as infecções secundárias. O ideal é o meio-termo, mesmo que para isso se tenha que aplicar hidratantes e manter uma boa ingestão de água, pelo menos 2 litros por dia.


O que causa a pele seca? Ela pode ser genética?

Sim. A ictiose citada é uma doença congênita em que há uma replicação celular muito rápida e um déficit na síntese do manto hidrolipídico (hidratação natural da pele) pelas glândulas sebáceas, necessária para suprir essa replicação, gerando uma pele extremamente ressecada.


Há materiais que contribuem para o ressecamento da pele?

Sim. O frio exagerado, a exposição ao sol, ao mar são exemplos de situações que favorecem o ressecamento da pele.


Há doenças que podem causar a pele seca ou ter a pele seca como sintoma?

Sim. O hipertireoidismo é uma doença que pode gerar um ressecamento na pele. A menopausa é uma causa fisiológica que pode gerar xerodermia (ressecamento da pele).


Qualquer hidratante já melhora o problema da pele seca?

Não. O ideal é que cada hidratante seja indicado ou formulado por um dermatologista de forma específica para cada tipo de pele.


Quais são os tratamentos para a pele seca?

No caso das xerodermias mais simples, a hidratação e beber mais líquidos como água, sucos de frutas naturais e água de coco. Na maioria das vezes são eficazes, porém no caso de doenças como a ictiose é necessário tratamentos com drogas sistêmicas e tópicas.



Dr. Adriano Almeida é especializado em dermatologia, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, pós-graduado em medicina estética e professor da pós-graduação da Fundação Pele Saudável. CRM 119415.


IdMed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento