quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Próstata e problemas: informações que você deve saber


Qual é a função da próstata?

A próstata é uma glândula cuja única função conhecida até hoje é a de produzir cerca de 25% do líquido seminal.




Problemas na próstata podem causar retenção urinária aguda? Por quê?


A próstata envolve a uretra masculina como se fosse um colarinho. Após os 50 anos, 50% dos homens terão aumento da próstata. À medida que seu volume for aumentando, ela irá comprimindo a uretra até um momento, após alguns anos de progressão, em que a uretra “se fecha”. Nesse momento, no qual a pressão da bexiga para expulsar a urina não consegue abrir a uretra, acontece o fenômeno da RUA (Retenção Aguda de Urina). Esta doença chamada HBP-Hipertrofia benigna da próstata é a principal causa da RUA.


É possível prevenir o entupimento do canal da urina? Como?

Modernamente, nos homens com dificuldades miccionais por HBP-Hipertrofia benigna da próstata e nos quais se quer evitar o “entupimento da uretra”, são prescritas drogas que relaxam a musculatura da próstata associadas a outra droga que retarda o crescimento da glândula.


Em quanto tempo o homem deve frequentar o médico para exames e cuidados com a prevenção?

Homens que têm parentes próximos (pai, irmão, tio, primo) com problemas da próstata devem procurar o urologista a partir dos 40 anos de idade. Os demais, a partir dos 50 anos.


Histórico de câncer de próstata em familiares pode ser um fator preocupante?

Se o homem tiver pai com câncer da próstata, ele terá 9 vezes mais chances de ter a mesma doença.


Como é a evolução da doença?

É uma doença silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais, quando o câncer pode ser tratado e curado. A dosagem no sangue do PSA associada ao toque retal detecta quase 80% dos tumores em fase de tratamento e possível cura. Os pacientes que têm câncer de próstata com sintomas estão geralmente em fase avançada da doença, sem chances de tratamento e com grandes possibilidades de ter metástase nos ossos (quando o câncer “viaja” pelo sangue, indo “estacionar” nos ossos).


Consumir algum tipo de alimento influencia ou colabora? É real afirmar que há alta incidência em países ricos por causa do consumo de gordura animal? E o consumo de soja e peixes ajuda?

Há um trabalho interessante feito com japoneses. Enquanto moravam na Ásia e se alimentavam de soja, peixes, chá-verde, arroz e legumes, tinham baixíssima taxa de câncer de próstata. Quando se mudaram para a América do Norte, eles e seus descendentes mudaram os hábitos alimentares (hamburger, cheeseburger, churrasco) e começaram a ter os mesmos e altos índices da doença, iguais aos dos americanos, ou seja, 130 casos novos por ano a cada 100.000 habitantes. Essa é uma prova irrefutável de que as carnes vermelhas e as gorduras animais interferem no aparecimento dessa doença.



Dr. José Cury - CRM/SP-10 826 é Professor Assistente Doutor da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Contato: jc_uro@osite.com.br

IdMed


Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento