sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Hipertensão é o nome dado à condição de pressão alta. A hipertensão é uma doença – hoje em dia – comum que atinge muitos brasileiros, porém são muitos os brasileiros que sofrem com a doença e não sabem. Essa doença é chamada de “assassina misteriosa”, pois não demonstra sintomas e age silenciosamente comprometendo os órgãos, como rins e coração.
A pressão arterial é a força do sangue, bombeado pelo coração, contra as artérias. Ela é dividida em dois números, a pressão arterial sistólica, o primeiro número, e a pressão arterial diastólica, o segundo número na medição.

•Pressão Arterial Sistólica: a pressão sistólica se dá na batida do coração bombeando o sangue.

•Pressão Arterial Diastólica: o descanso do coração entre os seus batimentos.

A pressão alta, ou hipertensão, é o trabalhar exagerado do coração, com isso as artérias ficam sobrecarregadas e aumentam as chances de infarto ou ataque cardíaco.


Os diagnósticos da pressão arterial são:

Pressão Arterial Alta: A pressão arterial é medida e se no resultado os números da pressão sistólica for maior que 140 e da pressão diastólica maior que 90, a pessoa está em um quadro de hipertensão.

Pressão Arterial Normal: A pressão arterial é medida e se o resultado dos números da pressão sistólica for abaixo de 120 e da pressão diastólica abaixo de 80, a pessoa está com a pressão normalizada.

Existe um quadro de pré-hipertensão, esse quadro é um aviso a um possível desenvolvimento de hipertensão. Quando a pressão arterial sistólica estiver entre 120 e 139 e a pressão arterial diastólica entre 80 e 89, a pessoa está em um quadro de “pré-hipertensão”, então deve começar a se cuidar para que não haja surpresas desagradáveis.

A hipertensão pode ser causada por vários motivos, são eles:

•Quantidade de sal no organismo;

•Condição dos rins;

•Sistema nervoso;

•Abuso de álcool;

•Doenças autoimunes;

•Doença renal crônica;

•Uso de drogas;

•Má alimentação;

•Medicamentos específicos, dentre outros.

A hipertensão é mais propensa em obesos, pessoas estressadas ou ansiosas, pessoas que possuem histórico de hipertensão na família, diabéticos e fumantes. Claro que há exceções.

Uma pessoa com hipertensão tem maior probabilidade a derrame, infarto, insuficiência cardíaca, doenças renais e morte prematura.

Como dissemos no início, é uma doença silenciosa e não conseguimos perceber quando esta atacando, por isso é muito importante manter acompanhamento médico, para que você esteja sempre ciente de como está sua pressão arterial.

Quando é diagnosticado o quadro de hipertensão o paciente passa a ser monitorado pelo seu médico e essa monitoração passa a ser constante.

O tratamento consiste no uso de medicamentos e reeducação de hábitos, como praticar exercícios físicos, perder peso, adotar uma dieta mais saudável, parar de fumar, reduzir – ou abolir – o consumo do álcool e reduzir o stress.

Hoje pode ser que não sintamos e não apresentamos nenhum sintoma, porém como podemos ter certeza do que se passa onde não podemos ver?

Faça sempre um acompanhamento, conheça o seu corpo e viva da maneira que só traga benefícios a ele, cuide do seu corpo e de você.

Hoje em dia você pode fazer o monitoramento da pressão dentro de casa com os aparelhos portáteis medidores de pressão ou Blitz da Saúde em qualquer filial Drogaria São Bento..




 
 
Revista Fator
 
 
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento