terça-feira, 18 de outubro de 2011

Saiba como amenizar o sono depois do almoço

Sabe aquele soninho que você sente depois do almoço? É uma reação natural do nosso corpo. Há pelo menos três fatores que contribuem para a sonolência após as refeições, todas elas ligadas à diminuição da atividade do cérebro.

Primeiro, devemos entender que o sangue conduz o oxigênio para o organismo e que o cérebro precisa de muito oxigênio para funcionar. Contudo, após comermos, o sangue aumenta a quantidade do nutriente enviada ao aparelho digestivo e, por consequência, diminui a oferta para o cérebro, o que força a diminuição da sua atividade.

Além disso, a própria produção do suco gástrico que faz parte do processo de digestão dos alimentos acaba gerando uma grande quantidade de bicarbonato de sódio, substância que causa no sangue o que se chama de icalose metabólica, conhecida como maré alcalina pós-prandial (pós-refeições). Esse processo também faz com que o cérebro diminua a atividade de alerta.

O terceiro fator é que durante as refeições, principalmente as ricas em açúcares de fácil absorção (como os doces e as farinhas), a concentração de glicose sobe no sangue, o que leva a diminuir ainda mais o estado de alerta do cérebro. Enfim, não podemos evitá-lo, mas podemos amenizá-lo. Quer saber como? Veja algumas dicas:

- Faça refeições à base de folhas, legumes e proteínas;

- Evite pratos como feijoada ou frituras durante o expediente de trabalho ou estudo;

- Não coloque mais de um tipo de carboidrato e carne no prato;

- Beba pouco líquido durante a refeição para não deixar a digestão mais lenta;

- Fique em local com temperatura amena; muito calor dá moleza;

- Tome café ou outra bebida estimulante com cafeína depois de comer;

- Durma pelo menos oito horas todas as noites.



Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento