quarta-feira, 14 de março de 2012

7 dicas para dizer adeus às varizes

content_11033Há quem diga que é só uma questão de tempo até elas começarem a aparecer nas suas pernas. De certa forma isso é verdade, visto que as varizes são mais frequentes em mulheres com mais de 35 anos. Entretanto, uma série de fatores pode contribuir para o surgimento precoce desses vasos dilatados nas suas pernas.

Os motivos para o aparecimento de varizes estão relacionados com a circulação do sangue no seu corpo. Muitos fatores podem criar obstáculos para que tudo corra bem. A obesidade, a gravidez, o uso de anticoncepcionais, o sedentarismo e a falta de exercícios físicos são alguns dos desencadeadores. Ainda assim, existem outros que resultam no aparecimento das veias azuladas nas pernas.

Veja agora algumas dicas de como evitar ou então minimizar o aparecimento dessas linhas indesejáveis.

1) Melhore a circulação do sangue

Antes de tudo, vale lembrar que isso também inclui uma alimentação saudável com alimentos com baixo colesterol e gorduras para que não haja obstrução nas suas veias e artérias. Depois disso, é importante que você evite ao máximo ficar muito tempo em pé ou muito tempo sentada. Portanto, movimente-se!
Cruzar as pernas também contribui para o bloqueio das veias e pode causar o aparecimento de varizes. Fazer exercícios aeróbicos também contribui muito para este processo já que o excesso de peso agrava o quadro. Massagear as pernas também ajuda o sangue a circular melhor.

2) De pernas para o ar

Se você não tem o costume de elevar as pernas por um período de 20 a 30 minutos por dia enquanto está em casa, é melhor considerar incluir este hábito. Outra forma de fazer isso é colocar elevar os pés da sua cama de maneira a inclinar suas pernas para cima. Assim o sangue flui com mais facilidade nas suas extremidades e as varizes demorarão a aparecer.

3) Do quente para o frio

Outra maneira de fazer com que o sangue circule melhor pelas suas pernas é alterar a temperatura do ambiente em que você está. Isso é fácil de fazer: basta fazer com que a água quente e a água fria passem pelas pernas de forma alternada. A contração provocada pela baixa temperatura e a dilatação do calor fazem com que o sangue corra melhor, evitando o aparecimento de veias azuis.

4) Deixe o salto alto de lado

Condenado pelos ortopedistas e adorados por todas as mulheres, o salto alto é um dos grandes vilões quando o assunto é a circulação de sangue. Quanto mais alto o sapato, pior os efeitos. O inchaço nas pernas pode ocasionar o aparecimento das varizes. Portanto, se você não vive sem o seu par de sapatos altos, procure descansar bem e usar calçados mais confortáveis quando estiver em casa.

5) Ande de bicicleta

Além de ser um excelente exercícios para o corpo todo, andar de bicicleta é uma forma incrível de fazer bem às suas pernas. Este tipo de atividade física deixa as panturrilhas mais fortes e, com isso, o sangue é mais bem bombeado no caminho de volta ao coração. A caminhada também é uma alternativa interessante para quem não gosta muito de pedalar. Ambas ajudam a perder peso, o que já ajuda muito no combate às varizes.

6) Cuidado com a academia

Calma! Não estamos dizendo para você abandonar a sua academia. Entretanto, é importante que você pegue leve nos exercícios. Levantar muito peso pode provocar a falha na válvula que controla o sangue nos vasos e, por consequência, o aparecimento das tão indesejadas varizes. Por isso, comece a avaliar se você já pode levantar tanto peso. E nunca se esqueça de pedir auxílio ao professor ou ao seu personal trainer.

7) Já tenho varizes, e agora?

Se você notou que as primeiras veias azuis começaram a aparecer, procure seu médico para realizar o tratamento o mais cedo possível. Existem diversos métodos para cuidar das suas pernas. O mais conhecido deles é a esclerose das varizes, método que envolve injeções diretamente nas veias afetadas.
É importante resolver este problema o mais breve possível para que a veia doente não afete aquelas que ainda estão saudáveis. Por isso, não adie o tratamento e evite métodos paliativos. Eles são indicados apenas para solucionar os sintomas imediatos.

Outra dica interessante, além dos tópicos anteriores, é procurar meias elásticas para que as válvulas das suas veias não deixem de funcionar corretamente. Elas exercem pressão nas pernas, o que faz com que o sangue suba com mais facilidade. Assim, gera-se um alívio para quem tem dores constantes.
Existem modelos específicos para quem precisa apenas descansar; pessoas com varizes mais graves e até para mulheres grávidas. De qualquer forma, a melhor opção é procurar um bom cirurgião vascular para buscar indicações específicas para o seu problema.

Antistax®, o especialista em saúde
das pernas



                     
 SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
ANTISTAX É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Indicações: Dor nas pernas, dor varicosa, sintomas de varizes (inchaço, peso, cansaço, sensação de tensão e formigamento), dores das pernas relacionadas a varizes, dores após escleroterapia venosa. Contraindicações: Em pacientes com hipersensibilidade ao extrato de Vitis vinifera ou a qualquer um dos componentes da fórmula. MS 18 comp: 1.0367.0163.003-1. MS 30 comp: 1.0367.0163.004-1. SAC 0800 701 6633


Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento