quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aprenda quais são as relações entre seu tipo de rosto e a barba ideal

Atores de Hollywood e do Brasil já aderiram à barba. Nas passarelas, ela deu as caras tanto no Rio e em São Paulo, quanto no exterior. O visual limpo está fora de moda e entraram em cena a barba ou cavanhaque. Hora H desta semana mostra as relações entre a barba e o formato de rosto, além dos cuidados que você deve ter com ela. Para arrematar, a coluna selecionou fotos de homens famosos que aderiram à onda barbuda para você se inspirar.

Parece uma febre. Se você reparar, o número de homens - tanto os atores das novelas globais, quanto os dos principais eventos ligados ao cinema - com barba é cada vez maior. Repare como no sertão imaginário de ”Cordel Encantado”, nas cenas urbanas de “Insensato Coração” e na recente “O Astro”, a maioria dos rapazes está com visual de barba por fazer ou cheia.

Se você quer aderir a esta onda, o especialista em técnicas de barbear Ricardo Inácio, do Ritz Cabelo e Estética, dá as dicas de qual tipo de barba fica melhor com cada formato de rosto ou tipo físico:

- Rosto Redondo: o ideal é tirar a barba lateral, aquela que fica na região da bochecha, pois isso alonga o rosto.

- Rosto quadrado: recomenda-se desenhos arredondados para suavizar as linhas marcantes desse tipo de rosto;

- Rosto oval: é o rosto mais “proporcional” e aceita a maioria dos desenhos de barba;

- Carecas: se deixar a barba muito cheia acaba atraindo mais atenção para a careca, por isso o ideal é deixar a barba curta;

- Queixo duplo ou papada: o ideal é deixar a barba mais comprida para disfarçar essa região, assim o queixo vai parecer mais longo;

- Homens com sobrepeso, que tem o rosto mais gordo não devem usar barba com forma retangular na parte inferior, pois podem dar a aparência de “queixo duplo”

Sobre o uso de cavanhaque, Inácio diz que o modelo com linhas retas é indicado principalmente para quem tem rosto redondo, porque alonga a linha da face e deve ser evitado por quem tem o queixo muito grande, com o risco de parecer maior ainda.

“Vejo que hoje em dia o bigode é adotado por dois tipos de pessoas: jovens muito despojados ou homens maduros que desejam passar um ar mais sério. O ideal é que pessoas com traços marcantes optem por esse visual. O bigode cai muito bem, por exemplo, em rostos de queixo quadrado, pois irá chamar atenção para o centro do rosto, ou homens que têm um espaço maior entre o lábio superior e a linha do nariz, pois ajuda a melhorar as proporções do rosto”, diz o especialista.

Sobre o desenho da barba e do cavanhaque, o profissional recomenda:

- Costeletas: devem ter uma distância aproximada de dois dedos contados a partir do lóbulo da orelha;

- Bochechas: recomenda-se que se respeite a linha natural de crescimento dos pelos. Porém, se o homem tiver o rosto muito redondo é aconselhável deixar a barba abaixo da linha da bochecha, caso contrário, o rosto acaba ficando ainda mais redondo;

- Pescoço: o homem deve retirar todo o pelo que fica abaixo do pomo de adão para garantir um visual mais limpo. A linha de corte deve ser reta.

“Os homens que desejam manter a barba, cavanhaque ou bigode devem ter os mesmos cuidados que têm com os cabelos, isso inclui: lavar a barba com xampu (de preferência neutro) e usar condicionador. É importante que a barba seja bem enxaguada para não correr risco de ficar algum resíduo desses produtos”, fala Inácio.

Ele avisa que a barba também deve ser aparada para garantir um visual mais “arrumado”. Para esse procedimento, podem ser usados uma tesoura ou um “trimmer”, que é uma máquina específica para aparar e dar acabamento à barba ou ao bigode. “É bom lembrar-se de conservar esses itens em um local longe da umidade para evitar que eles enferrujem”, diz Inácio.

“Se você possui falhas na barba, o ideal é que apare da seguinte forma: passe o ‘trimmer’ no sentido contrário do crescimento do pelo, onde a barba estiver mais alta e no sentido do crescimento onde estiver com falhas. Assim, a máquina cortará menos onde tem a falha, o que ajuda a nivelar a barba”, conta.

Por fim, ele recomenda que a barba seja aparada uma vez por semana. Mas esse período pode variar para cada pessoa, o ideal é que você identifique qual é a sua necessidade.

Fonte: Estilo Uol
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento