quarta-feira, 6 de julho de 2011

Beber mais de dois litros de água pode ajudar a prevenir hiperglicemia

Canela também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
Segundo um estudo feito por médicos do Hospital Bichat, em Paris, na França, beber mais que dois litros de água por dia pode ajudar na proteção contra a hiperglicemia, estado em que o sangue fica com altas taxas de açúcar.

O estudo durou nove anos e contou com a participação de 3600 pessoas de ambos os sexos, e que tinham níveis de açúcar normais no sangue. Os hábitos alimentares e de comportamento de todos os voluntários foram analisados após o termino do estudo. Os autores da pesquisa descobriram que as pessoas que relataram ingerir mais de dois litros de água, todos os dias, tinham 21% menos chances de desenvolver hiperglicemia do que as pessoas que tomava menos de 1,5 litros de água diariamente.

Os médicos dizem que a relação entre o consumo de água e os níveis de açúcar no sangue ainda não foi totalmente descoberta, mas eles acreditam que ingerir poucos líquidos durante o dia teria o mesmo efeito ao organismo do que consumir muito colesterol pela alimentação, fator de risco que aumenta as chances de hiperglicemia, diabetes do tipo 2, aterosclerose e hipertensão.

Eles alertam também que, mesmo com essa descoberta, a melhor maneira de se proteger de hiperglicemia e diabetes do tipo 2 continua sendo evitar a ingestão de alimentos ricos em açúcares e praticar exercícios físicos com frequência.

Canela ajuda a tratar diabetes

A canela, especiaria aromatizante e exótica, também pode ajudar no tratamento e prevenção do diabetes, como indica um estudo realizado pela Universidade Tecnológica da Malásia. Uma substância encontrada no extrato de canela, o polifenol MHCP, reproduziria a ação da insulina nas células, auxiliando na redução dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, o que tornaria o condimento uma grande aliada no controle do diabetes do tipo 2.

De acordo com a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, no diabetes tipo 2 pode até existir a produção de insulina, mas a quantidade não é o suficiente para absorver a glicose do sangue. "Por isso, o controle da ingestão de açúcar é tão importante", diz Roberta.

O pesquisador explica que a ação direta da especiaria no funcionamento do hormônio facilitaria o tratamento da doença. Foram testados portadores de diabetes tipo 2, que consumiram meia colher (chá) de extrato de canela por dia, durante três anos. No geral, todos os pacientes apresentaram uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora dos sintomas da doença.


Minha Vida
 
 
Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento