segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Confira 7 respostas para hidratar a pele neste verão

Voltar de um feriadão na praia e ouvir um “Uau, como você aproveitou!” nem sempre é bom sinal. Ficar horas torrando ao sol deixa a pele queimada e com aspecto ressecado e dependendo da gravidade da queimadura, ela pode descascar. E aí, na hora de se arrumar para a escola ou a balada, haja paciência (e base) para lidar com a pele bicolor na testa e no nariz, ou descascando sobre o decote do vestido.

 Para evitar esse problema, e outros ainda maiores desencadeados pela falta de cuidados com a pele no verão, saiba como mantê-la hidratada e saudável:

1 – Quais são os tipos de pele?
A pele nunca é idêntica na face inteira. “Eu diria que todo mundo tem a pele mista”, diz a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, que explica que boa parte das pessoas têm a zona T mais oleosa (testa, nariz e queixo) e o restante do rosto com menor oleosidade.

2 – Como cuidar da pele diariamente?
Todos os dias, de manhã, lave o rosto com sabonete anti-séptico, aplique um hidratante específico para o seu tipo de pele, recomendado por um dermatologista e com vitamina C, e quinze minutos depois passe o protetor solar diário, que deve ser aplicado novamente a cada três horas. Antes de dormir, lave o rosto com um sabonete normal e reaplique o hidratante.

3 – Sair ao sol requer algum cuidado especial?
Sim. Antes de sair, evite desengordurar excessivamente a pele. Mas também não precisa aplicar hidratantes, pois os protetores solares costumam suprir essa necessidade. Outra dica é esfoliar a pele. "Remover as células mortas deixa o bronzeado mais uniforme", explica a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética.

4 – E na volta da praia ou piscina?
"Assim que chegar em casa, tome um banho para retirar os resíduos de protetor solar e passe um bom hidratante", aconselha Cristine.


5 – Como cuidar da pele com quimaduras provocadas pelo sol?
Se você passar muito tempo pegando sol, for à praia ou piscina no horário errado ou não usar protetor solar, provavelmente ficará com a pele vermelha, o que é sinal de queimadura, e é inevitável que ela descasque. "Para amenizar o ardor, resfrie com chá de camomila gelado ou água termal, e em seguida aplique um hidratante", ensina Annia. Será preciso reidratar a pele, e em alguns casos é necessário o uso de corticóides ou antiinflamatórios prescritos por um médico dermatologista.
6 – As farmácias e lojas oferecem uma grande variedade de hidratantes. Como escolher o ideal?
De acordo com Annia, o melhor é pedir orientação médica. Mas, se for procurar um produto por conta própria, ela dá algumas dicas: “busque hidratantes indicados para peles jovens, não oleoso, não comedogênico, e de preferência em loção, gel ou serum”.

7 – Uma pele ressecada apresenta outros problemas além da aparência ruim?
  Sim. O jeito mais fácil de identificar a pele ressecada é pela coceira que ela provoca. "Algumas pessoas vêm ao consultório depois de passarem muitos dias indo à praia achando que estão com alguma micose, porque a pele coça e fica esbranquiçada, mas é apenas ressecamento", diz Cristine.

iG

Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento