terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dia Nacional da Mamografia visa sensibilizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame

Segundo o INCA, 52 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados no país em 2012


Mais de 52 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados no país em 2012, segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os estudos apontam que as taxas de mortalidade em função da doença continuam elevadas, o que ocorre devido ao diagnóstico tardio. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Para sensibilizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce da doença, é comemorado neste domingo o Dia Nacional da Mamografia, instituído há três anos.

— A mamografia é o único exame capaz de detectar o câncer de mama em estágio inicial. São mais de 30 mulheres por dia recebendo o diagnóstico de câncer de mama no Brasil e, grande parte dos casos, se encontra em estágio avançado, o que é uma situação muito grave e preocupante — afirma a presidente e psico-oncologista do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz.

Para o diretor médico do Instituto Oncoguia, o Dr. Rafael Kaliks, a detecção precoce é o melhor caminho para enfrentar a doença. Se detectado ainda no início, o tumor na mama tem 95% de chances de cura, garante ele.

— O rastreamento anual por meio da mamografia permite diagnosticar o tumor mais cedo e isso tem repercussão direta na probabilidade de cura dessas pacientes — explica o especialista.

Luciana alerta que as mulheres precisam conhecer seu próprio risco em relação ao surgimento câncer de mama: se a mulher tem um risco elevado, deve começar a fazer a mamografia a partir dos 35 anos, afirma.

— Precisamos que todas as mulheres se cuidem e estejam bem informadas, para que possamos enfrentar também problemas como filas para a realização da mamografia. Mamografias sem qualidade, profissionais insatisfeitos e tratamentos defasados são problemas reais e, muitas vezes, impedem seriamente o sucesso no combate ao Câncer — finaliza a oncologista.

Principais fatores de risco do câncer de mama:

:: Ser mulher
:: Predisposição genética ou hereditária

:: Primeira menstruação com menos de 12 anos

::Mulheres sem história de gravidez ou com primeira gravidez após os 30 anos de idade

:: Obesidade

:: Tabagismo

:: Consumo de álcool (mais de 2 doses diárias)

:: Idade avançada

:: Histórico familiar de câncer

:: Menopausa tardia (mais de 55 anos de idade)

:: Mamas muito densa

:: Sedentarismo

:: Terapia de reposição hormonal combinada (por mais de 10 anos)


Quatro passos fundamentais para o autocuidado das mamas:

:: Conheça seu risco e converse com seu médico sobre esse assunto;

:: Faça os exames regularmente: vá ao ginecologista anualmente. Durante a consulta, o médico deve realizar o exame clinico das mamas. A partir dos 40 anos, realize a mamografia;

:: Conheça suas mamas e, diante de alguma alteração, procure o seu médico rapidamente;

:: Adote hábitos de vida saudáveis: tenha um peso equilibrado, alimente-se bem e faça exercícios físicos com frequência.


BEM-ESTAR

Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento