quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Destino Consciente: Drogaria São Bento e vereador Paulo Siufi realizam cerimônia nesta sexta-feira na Capital


A Drogaria São Bento, com objetivo de proteger os consumidores e o meio ambiente dos riscos de medicamentos vencidos, criou a campanha DESTINO CONSCIENTE, lançada no final de 2011. A campanha vem obtendo o êxito esperado, conscientizando os consumidores a descartar medicamentos vencidos sem prejudicar o meio ambiente.

Dando continuidade à campanha, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Paulo Siufi (PMDB), fará a entrega simbólica de medicamentos vencidos nesta sexta-feira (10), para sensibilizar a população da importância de dar a destinação correta de remédios vencidos. Paulo Siuf é autor da Lei Complementar nº 168/10, que autoriza o Poder Executivo a implantar pontos de entrega voluntária de medicamentos vencidos e institui a política de informação sobre os riscos ambientais causados pelo descarte incorreto desses produtos, no âmbito do município de Campo Grande. A entrega simbólica será realizada na filial da Rede localizada na Avenida Afonso Pena 3372, em frente a Prefeitura Municipal.

Pesquisa recente a respeito do descarte de medicamentos vencidos trouxe um grande preocupação, para as autoridades e para a população em geral. A pesquisa aponta que 70% dos consumidores não se livram desses medicamentos de forma correta. O que fazer com o que sobrou quando o tratamento acaba mas o remédio não? Sete em cada dez consumidores jogam medicamentos vencidos no lixo comum, de acordo com o estudo da Faculdade Oswaldo Cruz – especialista em cursos na área de saúde, o que é uma atitude perigosa. Alguém pode encontrar e usar esse remédio vencido.
A campanha DESTINO CONSCIENTE, criada pela Rede São Bento, tem como objetivos: evitar que os clientes mantenham medicamentos sem condições de uso em casa; conscientizar a população que o uso do medicamento vencido causa danos á saúde; fazer a triagem e levantamento de dados dos medicamentos vencidos com a parceria dos acadêmicos do Curso de Farmácia da Universidade Anhanguera-UNIDERP.
Participar da campanha será muito simples: o consumidor deve separar seus medicamentos vencidos conservando-os dentro da caixa original. Em seguida deve entregar esses medicamentos em mãos para um farmacêutico nas lojas da Drogaria São Bento cadastradas. Pronto, está feito o descarte com destino consciente.
A partir dessa fase, a Drogaria São Bento se encarregará de entregar os medicamentos a uma empresa especializada em coleta e destinação final de resíduos que transportará os medicamentos vencidos para tratamento técnico em incinerador licenciado. Agindo dessa forma, seus medicamentos vencidos não prejudicarão sua saúde nem o meio ambiente.
“Estamos fazendo nossa parte na questão do descarte de medicamentos, oferecendo um projeto que pode resolver em parte esse grave problema em Campo Grande.  É necessário o envolvimento de  todos os elos da cadeia frama nesse processo – consumidores, dispensadores, distribuidores e fabricantes – no esforço de se dar uma destinação consciente aos medicamentos vencidos”, conclui Luiz Fernando Buainain, diretor da Rede de Drogarias São Bento.


Drogaria São Bento, Cuidar de VOCÊ faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow @rede_saobento